terça-feira, 30 de março de 2010

Câmara Estadual de Citricultura se reúne para debater atualização da normativa sobre câncro cítrico

Sugestões de procedimentos para a aplicação das normativas de mitigação e erradicação do câncro cítrico (uma das mais graves doenças da citricultura brasileira) bem como a atualização deste documento, foram os temas debatidos no encontro realizado na manhã de ontem (29), na sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio do Rio Grande do Sul (SEAPA). O vice-prefeito Marcos Griebeler particou do encontro, que contou com a presença de representantes da Secretaria, da Associação Montenegrina de Fruticultores, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO), EMATER, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Consórcio Intermunicipal para Produção de Mudas (CONMUDAS), Ecocitrus e Hortencitros. O deputado federal Afonso Hamm (PP/RS), que preside a Frente Parlamentar da Fruticultura Brasileira, também participou da reunião. Ele tem acompanhado de perto as tratativas no âmbito técnico.


Na oportunidade, os presentes destacaram que a legislação do câncro cítrico vem de longa data e é muito esperado o momento em que se possam fazer as devidas alterações. Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná também solicitam flexibilização nesta questão. Para o representante do MAPA, Jairo Carbonari “estão todos empenhados pela causa, mas há resistência quanto às alterações na lei”. Carbonari enfatiza que é preciso que a posição dos três Estados seja firme, mostrando a real situação da doença e suas peculiaridades. Ele sublinha também que todas as mudanças que estão sendo feitas na legislação do Estado estão respaldadas em trabalhos científicos.



Legislação

Por sua vez, o representante da SEAPA, Luiz Augusto Petry, fez questão de esclarecer que o fruto que recebe tratamento pós colheita não transmite a bactéria. Petry ressaltou a importância da contribuição científica que somada ao impacto e alcance social são fatores que devem ser levados em conta.

Conforme o deputado Afonso Hamm, que é engenheiro agrônomo e fruticultor, a legislação prevê inspeção de campo. Ele comenta que o órgão fiscalizador não pode deixar o produtor mais angustiado e sim dar a diretriz. “Vejo que o trabalho dos citricultores tem evoluído devido à atuação orientadora da Secretaria, do Ministério e dos técnicos. Nesse sentido, a legislação precisa de alguns ajustes adequando-se à realidade e a evolução das pesquisas científicas sem que com isso se prejudique o processo evolutivo”, sinaliza o parlamentar.

Na ocasião os presentes analisaram e aprovaram alguns critérios e procedimento para serem adotados pelas Unidades da Federação (UF) para caracterização, implantação, manutenção e reconhecimento do Sistema Integrado de Medidas Fitossanitárias para o manejo de Risco (SMR) para a praga do câncro cítrico. Durante o encontro, foi definido que haverá uma nova reunião no dia 6 de abril em Brasília, na qual a comissão gaúcha apresentará as sugestões extraídas na reunião desta segunda-feira. O tema voltará a debate no dia 20 de maio, durante a abertura da safra do citrus, em Montenegro.

Créditos: ACOM Prefeitura de Montenegro


Foto: Vilmar da Rosa-ARFOC-RS

falasefatos.com.br

SMHAD inicia preparativos a realização de Casamento Coletivo durante Ação Global

No dia 22 de maio, Montenegro será palco da edição do Ação Global, evento promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e Rede Globo. As atividades acontecerão nas dependências do SESI Montenegro, na rua Campos Netto, 455, no bairro SENAI, das 9 às 17 horas e trará um grande número de serviços voltados principalmente às comunidades carentes. Entre as atrações que promete movimentar o evento está um casamento coletivo, que será realizado a partir das 11 horas. Na manhã de hoje (30), a secretária municipal de Habitação, Social Desenvolvimento e Cidadania, Leda Esmério, esteve no cartório de registro civil, para firmar uma parceria entre o cartório e a Prefeitura.


Segundo Leda, é esperado o casamento de 25 a 50 casais. “É preciso lembrar que o prazo para se inscrever neste casamento coletivo é dia 12 de abril”, afirma. Para a diretora de Desenvolvimento Social e Cidadania, Maria Terezinha Kraemer Canello, a Nica, o evento é uma proposta da secretaria para oficializar a relação dos casais perante a sociedade.

O mesário e titular do cartório de registro civil, Romário Pazutti Mezzari, diz que os noivos necessitam ter certidões de nascimento atualizadas, que devem ser obtidas no cartório. “Caso haja certidões obtidas em cartórios de outras cidades o casal terá todo apoio da Prefeitura e do cartório para conseguir a documentação”, afirma. Ele também lembra que os noivos precisam comparecer no local com duas testemunhas maiores de idade e com carteira de identidade em mãos. Estas testemunhas não podem ser pais ou mães.

Maiores informações podem ser obtidas na SMHAD através do telefone 3632-3102 ramal 260. O cartório também deve reservar dois sábados de manhã para atender os pretendentes ou pelo telefone 3632-1645.

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

falasefatos.com.br

Câmara desiste de reforma e repassa verba para Hospital Montenegro

A Câmara de Vereadores de Montenegro vai abrir mão de realizar melhorias em suas dependências para repassar recursos ao Hospital Montenegro. O anúncio ocorreu na manhã de terça-feira no plenário do Legislativo, durante entrevista coletiva. Na presença do prefeito Percival de Oliveira (PMDB), Embaixatrizes do Hospital Montenegro, Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas, Secretária da Saúde, Vereadores e imprensa o presidente do Legislativo, Vereador José Alfredo Schmitz (PPS) repassou ao prefeito o ofício 122/2010.


O texto anuncia a disponibilização de recursos do Orçamento da Câmara - desde que haja a concordância do Executivo - no valor de R$ 115.526,00, em prol da revitalização da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HM. E também de R$ 5.400,00, para a confecção de três mil sacolas ecológicas, destinadas à Feira do Livro de Montenegro.

Na coletiva, Schmitz destacou que a decisão foi tomada durante reunião dia 25, tendo a concordância dos dez Vereadores. “Recebemos as correspondências solicitando auxílio e as debatemos no grande grupo, que decidiu adiar as obras da Câmara”, reforça.

O prefeito Percival de Oliveira (PMDB) salientou a importância da parceira entre Prefeitura e Câmara, em prol do Hospital Montenegro. Fez também um breve relato das ações que, ao longo da crise, vêm sendo realizadas pela Prefeitura e Governo do Estado. “Não fosse os recursos do Executivo, o HM hoje estaria fechado”.

Oliveira afirmou que irá encaminhar o projeto à Câmara, para que as obras possam ser executadas. Também anunciou que está firmando parceira com o Hospital Mãe de Deus, na área de consultoria, para que sejam desenvolvidas ações de melhoria da receita e diminuição das despesas do HM. “Esta luta pelo Hospital deve ocorrer o ano inteiro e não em momentos oportunos, como alguns fazem”, desabafou.

Por último, a presidente da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase), Eliane Leser Daudt agradeceu à Prefeitura, Câmara Municipal, Embaixatrizes e todos que estão trabalhando para manter a casa de saúde em funcionamento.

Crédito: ACOM Câmara de Montenegro

falasefatos.com.br

segunda-feira, 29 de março de 2010

Prefeitura estuda aumentar o número de vagas no Abrigo Menino Jesus de Praga

O prefeito Percival de Oliveira e o vice-prefeito Marcos Griebeler, participaram de uma reunião no Abrigo Menino Jesus de Praga, na tarde desta sexta-feira (26). A Administração Municipal pretende aumentar o número de vagas oferecidas no abrigo, que hoje atende 28 crianças (12 meninas e 16 meninos). Pela proposta, elaborada pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD), seria necessário uma reforma emergencial no local, para atender de dez a 20 novas crianças. “Serão atendidas crianças em caráter emergencial, que precisariam de um lar temporário”, informa a titular da pasta, Leda Esmério.


De acordo com o Griebeler, também está sendo estudada a idéia da venda do atual prédio, para construir uma casa ainda maior, melhorando, assim, as condições de atendimento. “Estamos analisando com calma esta opção. Ainda não foi escolhido um novo local”, esclarece. Também participaram do encontro o presidente da Associação Beneficente Espiritualista Lar do Menor, mantenedora do abrigo, Lino Andriguetti e o coordenador do local, Luiz Carlos da Silva, o “Xandico”.

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

falasefatos.com.br

domingo, 28 de março de 2010

Falta de energia atingiu 69 mil domicílios

Durante quatro horas os municípios de Montenegro, São Sebastião do Caí, Portão, Capela de Santana, Pareci Novo, Novo Hamburgo e São Leopoldo ficaram sem energia elétrica na noite deste domingo (27). De acordo com a Assessoria de Imprensa da AES Sul, problemas em uma linha de transmissão, que faz a interligação entre o bairro Scharlau, em São Leopoldo e o Vale do Caí causaram a interrupção do fornecimento. Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, também foi atingido. Ao todo, de acordo com a assessoria, 69 mil domicílios foram afetados. O fornecimento se normalizou logo após as 22 horas.

Fonte: O Progresso Online

falasefatos.com.br

sábado, 27 de março de 2010

Religação da energia em áreas de enchentes: demora continua preocupando

A Câmara de Vereadores continua buscando solução para a demora na religação da energia elétrica aos moradores e empresas dos bairros atingidos pelas enchentes. Requerida pelo Vereador Roberto Braatz (PDT), nova reunião ocorreu nesta quinta (25), dirigida pelo presidente do Legislativo, Vereador José Alfredo Schmitz (PPS). Nesta ocasião, não compareceu o representante da concessionária de energia elétrica, a AES-Sul.


Presentes Arthur da Silva, que preside a associação comunitária de um dos bairros mais prejudicados com as cheias, o Industrial, o arquiteto Ricardo Wunsch, Diretor da Diretoria de Projetos de Engenharia da Secretaria Municipal de Obras Públicas, e o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Giovani Gruenevald, além de Vereadores e assessores.

O representante do Bairro Industrial mais uma vez defendeu que, quando o nível das cheias atingisse níveis mais baixos, seria possível se efetuar a religação, não havendo necessidade de esperar três dias, como já ocorreu. “Se eles não tiverem boa vontade de discutir e entrarem em acordo, vai ser difícil”, alertou Arthur, se referindo às providências que caberiam à concessionária.

O Comandante dos Bombeiros afirmou que a corporação se dispõe a colaborar nestas situações de emergência, auxiliando no transporte dos funcionários da AES Sul até as áreas atingidas. Destacou que se trataria apenas de um apoio, pois a responsabilidade continuaria sendo da concessionária de energia.

O presidente da Associação Comunitária novamente se colocou à disposição para transportar os funcionários da concessionária. Residente no bairro há vários anos, se disse um profundo conhecedor do problema das enchentes, tendo experiência nestas situações, inclusive prestando apoio às pessoas necessitadas durante sua ocorrência.

O representante do Executivo lembrou que há dificuldades de locomoção e de equipamentos dos funcionários da AES Sul para atuarem nestas situações. Segundo ele, seria possível efetuar um mapeamento das áreas críticas atingidas e acompanhar a subida das águas do Rio Caí, contando com o auxílio da Defesa Civil e da Tanac, que monitoram com uma margem de erro muito pequena.

Ficou definido que a concessionária de energia elétrica será contatada e vai receber proposta de formar uma parceria, com apoio do Executivo, Corpo de Bombeiros e associações comunitárias, para diminuir os transtornos ocasionados pela demora na religação.

Crédito: ACOM Câmara Montenegro
falasefatos.com.br

sexta-feira, 26 de março de 2010

Homenagem às mulheres e aprovação de novos cargos para o CAPS

Os trabalhos da Câmara de Vereadores quinta-feira (25) iniciaram com a Sessão Comemorativa alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Requerida pelas Vereadoras Iria Camargo (PPS) e Rosemari Almeida (PP), homenageou Gislene Orth e Maria Helena Zimmer. A Vereadora Iria fez o discurso em nome do Legislativo. A seguir ocorreu a apresentação musical de Celiza Metz, ao teclado, e do vocalista Sílvio Fornari. Posteriormente, a Vereadora Rose também se manifestou em homenagem às mulheres.


A sessão culminou com a entrega de flores às homenageadas Gislene e Maria Helena, e com os Vereadores oferecendo uma rosa às demais mulheres presentes no plenário. Após, ocorreu a Sessão Ordinária, na qual foi aprovado por dez votos, ou seja, por todos os Vereadores, o projeto do Executivo criando três cargos: Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Psicólogo, para suprir as necessidades de pessoal do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I.

O Centro é um serviço de saúde mental aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde. Sua principal função é se constituir como um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais, cuja severidade e/ou persistência demandem sua inclusão num dispositivo de cuidado intensivo.

O Prefeito ainda justifica que a criação destes cargos, para posterior contratação desses profissionais é de fundamental importância para a qualificação dos serviços prestados no CAPS I. “O Governo Federal emitiu Portaria exigindo que os Centros prestem atendimento ininterrupto das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia, o que só é possível com a contratação de mais profissionais”, salienta Percival de Oliveira.

Ainda conforme o Chefe do Executivo, atualmente o cargo de Enfermeiro é preenchido por um profissional contratado temporariamente, que deverá ser substituído pela nomeação por concurso público, já realizado também para os dois outros cargos (Técnico de Enfermagem e Psicólogo).

Crédito: ACOM Câmara de Montenegro

falasefatos.com.br

Lei das Carroças poderá ser regulamentada pela Prefeitura

Existe a possibilidade da Prefeitura regulamentar a lei que disciplina a circulação de carroças. Este foi o resultado da reunião ocorrida na Câmara Municipal na manhã de sexta, proposta pelo vereador Roberto Braatz (PDT), para discutir o problema do aumento na quantidade de carroças e veículos de tração humana circulando pela cidade.


Segmentos da iniciativa privada, entidades, poder público, Brigada Militar, Amoga e advogados sugeriram várias ações que poderiam ser adotadas para se buscar a solução dos problemas gerados com o trânsito das carroças, e também para a própria questão social que envolve estas famílias.

O maior resultado do encontro foi a formação de uma comissão, coordenada pelo Secretário de Obras Públicas Ricardo Senger e pelo Procurador Geral do Município Marcelo Rodrigues, que deverá estudar a regulamentação da lei municipal 4.431, de 19 de abril de 2006, que cria o sistema de controle ao transporte com tração animal e disciplina o transporte de animais no Município.

Conforme a lei fica proibida a circulação de veículos com tração animal nas vias urbanas sem o devido registro e placas de identificação. Os condutores de veículos de tração animal receberão do Departamento de Transporte e Trânsito do Município um cartão de identificação pessoal, sendo obrigatório seu uso durante o transporte.

O texto dispõe ainda sobre os cuidados com o animal. Porém, para que a lei possa ser aplicada, é necessária regulamentação pelo Prefeito, através de decreto. A comissão fará um estudo e o apresentará quando se reunir novamente na Câmara, dia 26 de abril, às 9 horas. Depois de analisado, este material será encaminhado ao Chefe do Executivo.

Na abertura, Braatz destacou que vem aumentando a quantidade de carroças e carrinhos de propulsão humana em circulação. “Estamos perdendo o controle, cada dia aparece uma nova pessoa e muitas vezes de outra cidade”, apontou. Chamou a atenção ainda para o uso de crianças nesta atividade.

O advogado José Cândido de Azevedo Jordão revelou que, recentemente, presenciou uma cena inusitada: uma carroça “bitrem”, ou seja, duas carroças e apenas um cavalo puxando. Em sua análise, a situação será diferente a partir do momento em que houver o controle desta atividade.

Os participantes citaram que a colocação do lixo comercial nas ruas, a qualquer horário, estimula catadores a transitarem pela Ramiro Barcelos e ruas principais. Nesta mesma linha, Senger deixou claro que o lixo comercial não é doméstico, portanto não pode simplesmente ser colocado em via pública. Os comerciantes locais precisarão ser conscientizados quanto à deposição deste tipo de material. Representando a Câmara de Diretores Lojistas - CDL Alexandre Schmidt perguntou para onde seria destinado o lixo comercial.

Ricardo Senger chegou a apontar a possibilidade de que seja proibida a circulação de carroças no centro da cidade. O procurador Marcelo Rodrigues atribuiu a crescente quantidade de carroceiros em circulação ao aumento no volume de lixo produzido que fica disponível para eles.
Crédito: ACOM Câmara de Montenegro
 
falasefatos.com.br

SMS promove 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove no dia 06 de abril, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O tema central do encontro será “Saúde Mental, direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios na Atenção Básica”. As atividades ocorrem no Teatro Roberto Atayde Cardona, a partir das 8 horas. O evento é aberto para a toda a comunidade.




Programação:

8 horas – Início do credenciamento

9 horas – Abertura Oficial

10 horas – Palestra – Patricia Ziani Benites, Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde de Igrejinha/RS

Temas: - Cotidiano dos serviços: trabalhadores, usuários e familiares na produção do cuidado

- Centros de Atenção Psicossocial como dispositivo estratégico da reforma psiquiátrica

- Saúde Mental, atenção primária e promoção da saúde

11 horas – Palestra – Iara Margit Goerck, Coordenadora do CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial de Montenegro

Tema: Ações desenvolvidas pelo CAPS I no Município

14 horas – Mesa redonda “Direitos Humanos e Cidadania como um Desafio Ético e Intersetorial”

15 horas – Trabalhos em grupos

Temas: - Saúde Mental e Políticas de Estado

- Consolidação da rede de atenção psicossocial e fortalecimento dos movimentos sociais

- Direitos humanos e cidadania como um desafio ético e intersetorial

16 horas – Apresentação das moções e eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Saúde Mental

18 horas – Peça Teatral sobre Álcool e Drogas coordenada pela Secretaria Municipal de Educação

19 horas – Mesa Redonda coordenada pela Secretaria Municipal de Educação

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

falasefatos.com.br

Mercadoria apreendida por Diretoria de Fiscalização doada ao Hospital Montenegro

Foi apreendido na tarde de ontem (25) aproximadamente 140 quilos de batata e 65 quilos de cebola pela Diretoria de Fiscalização de Obras e Posturas. A mercadoria foi recolhida de um caminhão que vendia os produtos na beira da RS-287. Segundo o diretor de Fiscalização de Obras e Posturas, Astor Lermen, o proprietário da mercadoria foi notificado na parte da manhã de ontem e, como não se retirou do local, teve seus produtos apreendidos. O proprietário teve até às 15h30min de hoje para pagar a multa e retirar o material. “Como ele não retirou, vamos doar a mercadoria para o Hospital Montenegro”, afirma Astor.


Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

falasefatos.com.br

Feira do peixe de Montenegro inicia dia 31 e terá 8 pontos de vendas

Começa na quarta-feira (31), às 8 horas da manhã, a Feira do Peixe de Montenegro. Serão cerca de 15 produtores vendendo peixes. Há a previsão de que sejam comercializadas de 19 a 20 toneladas de peixe. A feira continua até que todos os peixes serem vendidos. Ou seja, existe a possibilidade de feira se estender na quinta-feira (01) e sexta-feira (02). Entre as espécies vendidas estão a variedade da Carpa (Capim, Húngara, Cabeça Grande e Prateada), Traíra, Jundiá, Pacú, Tilápia e muitas outras espécies em filé. O produtor que deseja vender peixes e que não está inscrito, pode entrar em contato com assessor especial da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SMAM), Paulo Ricardo Viríssimo da Silveira, através do telefone 9877-8591.




Conheça os pontos de venda:

- Parque Centenário;

- Casa do Pescador, rua Ernandes A. Fernandes, número 30, Bairro Aeroclube;

- Casa do Produtor;

- Entrada da Rua Nova em frente à entrada do Pesqueiro;

- Rua Nova na propriedade de Hilário Mosmann;

- Rua Osvaldo Aranha, número 312, ao lado do Mercado Silva;

- Praça do Grêmio Gaúcho;

- Rua Carlos Lorival Lampert, número 48, Bairro São Paulo.

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

falasefatos.com.br

quinta-feira, 25 de março de 2010

Autorizada a implosão das ruínas do Frigorífico Renner

Nesta quinta-feira, 25 de março, o Secretário de Estado das Obras Públicas, José Carlos Breda, esteve em Montenegro para autorizar o início de obras da revitalização do prédio do 5° Batalhão da Polícia Militar de Montenegro.Foi autorizado, também, a implosão do antigo Frigorífico Renner.


O valor total investido será de R$ 211.657,71. As obras iniciam em cinco dias úteis e o prazo para execução da obra é de 120 dias. A solenidade aconteceu por volta das 14 horas, e contou com a presença do Comandante geral da Brigada, o Coronel José Carlos Trindade Lopes e demais autoridades, que assinaram a ordem do início do serviço.

O Secretário de Estado José Carlos Breda, diz que outras obras, além dessa, estarão previstas. Como, por exemplo, a implosão do prédio do antigo Renner, a qual o custo será de R$ 371 mil . A Procuradoria Geral do Estado (PGE), de Novo Hamburgo já deu o parecer final para a demolição, e iniciará assim que o PGE liberar. Segundo Breda, no processo há necessidade de fazer a implosão por partes. “Está sendo feita a revitalização dos prédios que há muitos anos não recebiam investimentos”, afirma.

As construções estão sendo acompanhadas através dos coordenadores de obra, que Breda gostaria que ficassem prontas até o dia 31 de março, porém, não será possível. “Não depende de recursos, nem da Secretária de Obra e nem do nosso tempo, é questão jurídica”, finaliza.
Informações: JP News

falasefatos.com.br

Fórum de Comunicação debateu TV Cultura

Com a presença das diretoras da Fundação Municipal de Arte (Fundarte), Isabel Petry Kerhwald e Julia Maria Hummes, ocorreu na noite de quarta-feira, 24, mais uma reunião do Fórum Municipal para Democratização da Comunicação. A presença das diretoras se deu em razão de ter sido debatida na reunião anterior a situação da TV Cultura, que deve passar por adequações, atendendo orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O encontro ocorreu no Sindicato dos Comerciários de Montenegro.


Além de Isabel e Julia, fizeram-se presentes ainda, André Luis Vagner (administração TV Cultura), João Luiz Pretto Menezes (comunidade), Adriano Alves de Oliveira (fundador da TV Cultura e editor do Jornal O Progresso), José Alfredo Schmitz (diretor da Rádio América e presidente da Câmara Municipal), Claudio Tenório (Sindicato dos Bancários), Vanderlei Lenz (comunidade), Oscar Plentz (TV Poá, de Porto Alegre) e Frederico Gaevelsen (Nova Linha Produções).

Após a explanação inicial de Joemir de Oliveira, coordenador do Fórum, Isabel passou a relatar a história da TV Cultura. Segundo ela, “a Fundarte jamais teve vontade de ter uma TV”. A diretora conta que, quando Adriano Alves adquiriu a concessão para uma TV Educativa, esta só poderia ser administrada por uma fundação. “Assim, a Fundarte passou a ser a detentora da concessão da TV”, explica.

Para viabilizar o empreendimento, foi formada a FundaMont, que teria, através de um acordo, assumido a parte técnica da emissora. Após análise do TCE, foi detectada que tal acordo era irregular, e o TCE orientou à Fundarte regularizar a situação, ou seja, passar a administrar sozinha o Canal 53. “Para isto só podemos contar com duas fontes: apoio cultural e verbas públicas”, argumenta Isabel.

As diretoras afirmaram, e foram endossadas pelo vereador Schmitz (PPS), que a Prefeitura já prepara licitação para a Fundarte contratar técnicos de TV e um jornalista. “A Câmara já aprovou ainda um repasse de 200 mil Reais para a compra de equipamentos”, anunciou o presidente do Legislativo. “Para manter uma TV custa muito dinheiro. A verba solicitada a Administração será cada vez maior”, ressaltou Isabel.

Em razão das perguntas acerca da atual administração técnica da TV, Julia Hummes argumentou que “não vale a pena discutirmos o passado. O TCE já se pronunciou e estamos tratando de seguir a recomendação”.

O representante da TV Poa, Oscar Plentz, relatou que a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), procura repetidoras no Sul do País, pois a TV Piratini, do Governo do Estado não fará parte da rede. “Poderia ser uma boa oportunidade para a TV Cultura, já que eles liberam verbas para equipamentos e instalações”, explicou.

Outra sugestão apontada foi de que o Fórum faça uma solicitação à Câmara de Vereadores para tratar da situação da TV Cultura, para que a comunidade fique a par do que está acontecendo e possa se manifestar. “A TV não pode fechar. Temos que encontrar uma forma de a comunidade fazer parte do planejamento da emissora”, projeta Joelmir.

Ao final, era consenso que, já que emissora será reformulada, é vital que a comunidade participe das mudanças, para que a TV Cultura possa exibir mais programas produzidos na região, sobretudo produções independentes.

falasefatos.com.br

Afonso Hamm participa de reunião em Montenegro

O Clube do Comércio de Montenegro serviu de cenário para um encontro entre o deputado federal Afonso Hamm (PP/RS), lideranças progressistas e representantes da Associação Montenegrina de Fruticultores, na noite de 22 de março.


Na ocasião, o vice-prefeito de Montenegro e presidente do Partido Progressista (PP), Marcos Griebeler, salientou que é importante que as pessoas se reúnam para falar de política a exemplo dos diversos encontros políticos que acontecem no momento visando a definição do PP no próximo pleito. Griebeler destacou que Afonso Hamm foi indicado pela Executiva do partido em Montenegro como candidato preferencial. Estavam presentes o vereador licenciado e mais votado no município, Marcelo Petry Cardona e os vereadores progressistas Edgar da Silva Becker e José Fernando Petry, secretário de Agricultura, Carlos Einar de Mello (Nana), além do presidente da Juventude do Partido Progressista (PP), Luiz Carlos de Azeredo, da secretária de Saúde Ana Maria Rodrigues e outras autoridades.

Representantes dos citricultores, que integram a Associação, destacaram que Afonso Hamm é parceiro da entidade, tendo em vista o seu comprometimento com a condução dos temas que envolvem a citricultura, a mais forte atividade dos produtores rurais da cidade. Durante a reunião, os membros da Associação entregaram ao parlamentar um documento no qual consta solicitações para o segmento, tais como instalação de rede trifásica e inclusão do trecho de Montenegro no projeto Transcitrus. O objetivo é que o deputado acompanhe a finalização da normativa que adota novos sistemas de mitigação do câncro. Hamm sublinha que o documento é de suma importância para os citricultores dos três Estados da região Sul.

O deputado federal fez questão de agradecer o apoio e a presença de todos. Afonso Hamm já destinou quatro emendas para Montenegro. Durante a reunião, o parlamentar falou sobre projetos em outras áreas, como esporte, turismo e na sua luta no combate ao uso de drogas. Afonso Hamm foi vice-presidente da Comissão de Agricultura e também presidiu a Frente Parlamentar da Fruticultura.

falasefatos.com.br

Montenegrina fala sobre Caminhada em São Paulo

A artesã Simone Schäeffer foi a única montenegrina que participou da Marcha de São Paulo, promovida pela Marcha Internacional das Mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, no início do mês de março. A caminhada partiu de Campinas, interior de São Paulo e seguiu até a capital paulista. Em cada cidade, havia atividades referentes às lutas feministas.


A seguir, o relato da artesã, publicado na edição desta sexta-feira do jornal O Progresso;

“Os debates foram muito ricos, pois além das painelistas, tínhamos opiniões de mulheres de todo o Brasil, o que proporcionava um recorte de regionalização. Cada estado tem suas particularidades...

A Caminhada(cerca de 12km diários) era animada com batucada e palavras de ordem.As gaúchas eram uma das delegações mais animadas. Aliás, foi uma gaúcha (Gerusa) que compôs uma música que terminou sendo escolhida a música da Ação no Brasil. Produzimos, durante a Marcha, uma oficina de estamparia e confecção de dois vestidos gigantes (2m cada vestido). Estes vestidos foram usados por duas bonecas gigantes na chegada em SP, e agora serão enviados um para a Colômbia e um para a República do Congo onde em outubro se encerrarão as atividades da Marcha na sua terceira Ação Internacional.

Mulheres de vários movimentos, como MST, Via Campesina, CONTAG,FETAG, Sindicatos, Movimentos Estudantis e outros fizeram parte desta Marcha.

Ocupar e "congestionar" a Via Anhanguera, um dos principais fluxos de caminhões pesados do Brasil foi emocionante. Foi o momento de ver todos os olhares para mais de 2.500 mulheres que marchavam de maneira organizada e representavam todas as milhões de mulheres Brasileiras por um mesmo ideal: "Seguiremos em Marcha até que todas sejamos livres!"

A atividade também serviu para um crescimento pessoal. As acomodações variavam em cada cidade: algumas cidades éramos acolhidas em ginásios, em outras, lonas enormes...

Os colchões eram esticados e dormíamos todas lado a lado. Foram momentos de muita "solidariedade". Muito creme com mentol e cânfora para massagear as pernas, solidariedade na hora de tomar banho, afinal, éramos 2.500 mulheres e às vezes só tínhamos 20 chuveiros (frios).Solidariedade na hora de distribuir comida, e principalmente solidariedade na hora da saudade... Muitas vezes nos deparamos abraçadas pela primeira vez com aquela companheira de luta, que sentia saudades do filho pequeno que ficou em casa, saudades da família de um modo geral...saudades do conforto que muitas vezes temos e nem valorizamos...

Penso que é mais ou menos isto...as emoções e sentimentos brotam aos poucos, e a nossa tarefa não acaba aqui...

" Seguiremos em Marcha até que todas sejamos livres!"

falasefatos.com.br

terça-feira, 23 de março de 2010

Trenzinho é opção de lazer na cidade

A comunidade montenegrina pôde relembrar os tempos do trem a partir do passeio, nos dois últimos finais de semana, no trenzinho Maria Fumaça. Saindo da Estação da Cultura, o roteiro inclui as principais ruas da cidade e dura, aproximadamente, 20 minutos, englobando, também, alguns pontos turísticos, como o Palácio Rio Branco, o Cais do Porto, a Usina Maurício Cardoso, o Parque Centenário, entre outros.


Nesta semana, segundo o operador do trenzinho, Hércules de Queiroz, algumas escolas locais leverão seus alunos para passear na Maria Fumaça, a partir de agendamento realizado pela Estação Turismo, Agência Receptiva. Já no sábado, os passeios iniciarão na Estação da Cultura, à tarde. No domingo, o trenzinho partirá do Parque Centenário, que abrigará a 5ª edição do Domingo no Parque. O custo do passeio é de R$ 4,00. "O trenzinho proporciona momentos de alegria aos passageiros, com seu apelo histórico e apito característico, pois lembramos da época em que a Maria Fumaça fazia parte da paisagem montenegrina", destacou o diretor de Turismo, Ataulfo Escher.

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro
falasefatos.com.br

segunda-feira, 22 de março de 2010

Prefeito recebe reivindicações do Germano Henke e Ferroviário

As reivindicações apuradas nas reuniões do projeto Câmara Vai aos Bairros, ocorridas no Germano Henke e Ferroviário foram entregues ao Prefeito Percival de Oliveira (PMDB). O ato ocorreu na manhã de segunda (22), no Palácio Rio Branco. O presidente da Câmara Municipal, Vereador José Alfredo Schmitz (PPS) e o Vice, Vereador Roberto Braatz (PDT) destacaram a importância do projeto e, principalmente, de se buscar as soluções apontadas pela comunidade.


Oliveira observou que suas raízes são de Vereador, função em que iniciou sua carreira política e na qual atuou por vários anos, e que este canal de comunicação entre Câmara e comunidade é de extrema valia. “Vou analisar atentamente o relatório e encaminhar cada solicitação da comunidade destes dois bairros às Secretarias competentes”, acenou Percival.

Crédito: ACOM Câmara de Montenegro
 
falasefatos.com.br

sexta-feira, 19 de março de 2010

Reily Ruiz tomou posse

O suplente do Partido dos Trabalhadores, Reily Ruiz, tomou posse durante a sessão em Bom Jardim. Assume a vaga do Vereador Marcos Gehlen, sendo Vereador por trinta dias. Grande número de funcionários da agência local dos Correios e Telégrafos, da qual Reily é gerente, parentes e colegas rotarianos prestigiaram os trabalhos.


Crédito: ACOM Câmara de Montenegro

falasefatos.com.br

Bom Jardim pede quadra esportiva

A sessão da última quinta-feira, 18, aconteceu em Bom Jardim, interior do município. Como sempre,um representante se manifestou no início dos trabalhos, apresentando as principais reivindicações da comunidade. Noemi Silveira da Motta pediu melhorias na saúde, estradas, serviços de correios e construção de quadra poliesportiva junto à estrutura existente. Ainda solicitou que a Prefeitura ceda espaço físico para a instalação de computadores com acesso à internet.


Crédito: ACOM Câmara de Montenegro

falasefatos.com.br

Agenda de 22 a 26 de março da Câmara de Vereadores de Montenegro

Data: 22.03.10

Horário: 9h
Assunto: entrega dos relatórios de reunião nos bairros Germano Henke e Ferroviário ao Executivo
Local: Gabinete do Prefeito

Data: 25.03.10
Horário: 8h30min
Assunto: reunião p/ tratar sobre Energia elétrica durante as cheias do Rio Caí (Req. Ver. Schmitz)

Data: 25.03.10
Horário: 19h
Assunto: Sessão Comemorativa alusiva ao Dia Internacional da Mulher
Local: Câmara de Vereadores

Data: 26.03.10
Horário: 9h
Assunto: reunião p/ tratar sobre veículos de tração animal (carroças) na área urbana (req. Ver. Roberto Braatz)
Local: Câmara de Vereadores

Crédito: ACOM Câmara de Montenegro

Montenegro participa do 5º Salão Gaúcho do Turismo

Montenegro está presente no 5º Salão Gaúcho do Turismo, ambientado nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Na noite de ontem (18), ocorreu a abertura oficial do Evento, com a presença de autoridades locais e regionais e público convidado. O município estava representado pelo diretor de Turismo, Ataulfo Escher, e pela Estação Turismo, Agência Receptiva. A programação se estende até o dia 21, com visitação aos espaços que representam as microrregiões do Rio Grande do Sul.


No stand do Vale do Caí, além de Montenegro, o público conhece Pareci Novo, Maratá, Brochier, Barão e as rotas da região, como a Rota Sabores e Saberes do Vale do Caí, Rota das Velhas Colônias e Transcitrus - Caminho dos Vales. No sábado, o SEBRAE promove a Rodada de Negócios, voltado às empresas que trabalham com turismo. A visitação acontece à tarde, no horário das 12h às 21h, e o ingresso é 01 kg de alimento não-perecível. “A participação de eventos desse nível são de extrema importância para Montenegro, pois estamos na vitrine do turismo gaúcho e brasileiro, uma vez que projeta os participantes a nível nacional e é uma preparação para o Salão de Turismo - Roteiros do Brasil”, esclarece Escher.

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

falasefatos.com.br

Escola Etelvino de Araújo Cruz realiza semana de educação Fiscal

A EMEF Etelvino de Araújo Cruz, da localidade de Rua Nova realizará, na semana de 22 a 26 de março, diversas atividades pedagógico-educativas, dinâmicas e informativas sobre a importância da educação fiscal no dia-a-dia da sociedade. O trabalho, iniciado desde a educação infantil, busca uma mudança de mentalidade do cidadão, favorecendo melhorias na educação, na saúde e na segurança do Estado, do município e das comunidades. No município, o programa de Educação Fiscal é coordenado pelas secretárias municipais da Fazenda (SMF), Educação e Cultura (SMEC) e Indústria, Comércio e Turismo (SMIC).




Atividades da Semana de Educação Fiscal:

22/03 – No início de cada turno (manhã, tarde e noite):

Recepção a alunos, professores e funcionários da Escola, do mascote da Educação Fiscal do nosso município.

Entrega das tarefas a serem cumpridas pelas turmas ao longo da semana, com culminância na sexta-feira, em seus turnos.



TAREFAS DA MINI GINCANA POR TURMA

* Criação de slogan para a Educação Fiscal.

* Dar um nome para o mascote.

* Apresentação de uma das músicas da Educação Fiscal, através de dramatização, coreografia ou outra manifestação artística.

* Recolhimento de cupons fiscais de Montenegro – observar: valor mínimo de R$ 2,00 e datas a contar de outubro/09 (alunos receberão uma raspadinha a cada 30 cupons entregues).

* Pesquisar tempo necessário para guardar contas (luz, água, telefone, condomínio, aluguel,...) e entregar por escrito, com a fonte pesquisada.

* Organizar um folder explicativo/educativo falando da importância da Educação Fiscal na vida dos cidadãos.

* Entregar comentário do vídeo assistido durante a Semana de Educação Fiscal.

OBS.: Entregar todas as tarefas na sexta-feira, exceto tarefa 4, que pode ser entregue diariamente.

23/03 – Sessões de vídeo sobre Educação Fiscal, tributos e aplicação dos recursos públicos – nos três turnos.

24/03 – Trabalhos com a Revista da Turma da Cidadania nas salas de aula – manhã e tarde

Palestra com a profª Maria Giane Campiol da Rosa, coordenadora do Programa Nota Fiscal dá Prêmio, do município de Montenegro, para a comunidade escolar da Etelvino – 20h

25/03 – Sessões de vídeo sobre Educação Fiscal, tributos e aplicação dos recursos públicos – nos três turnos.

Palestra com Silvana Schons, nutricionista da Vigilância Sanitária do município, com o tema Saúde e Direitos do consumidor – 14h

26/03 – Apresentações artísticas e das tarefas distribuídas no começo da semana – nos três turnos.

Teatro com alunos da EEEF Yara Ferraz Gaia - Turma da Cidadania – 14h.

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

falasefatos.com.br

quinta-feira, 18 de março de 2010

Município contrata empresa para reestruturar o trânsito da cidade

Ocorreu na tarde do dia 16, a apresentação do arquiteto urbanista Ricardo Schiavon. Ele será responsável pelo estudo de circulação viária urbana do município. O arquiteto, que trabalha para a empresa Pro-cidades de Porto Alegre, disse que os trabalhos já começaram na cidade. “Já estamos fazendo levantamentos e pesquisas”, revelou.


O prazo de conclusão do estudo é de 90 dias. Após isto haverá uma apresentação em audiência pública para apresentação do projeto. O secretário de Obras Públicas, Ricardo Senger, disse que o estudo será realizado por uma empresa especializada para reforçar e melhorar as mudanças que foram feitas no trânsito da cidade há dois anos. “Vamos procurar um melhora no trânsito da cidade em ruas como Santos Dumont, Osvaldo Aranha e outras”, explica.

Segundo o vice-prefeito Marcos Griebeler a comunidade terá a oportunidade de participar nas mudanças. “Ouviremos a população, mas sem atender interesses pessoais”, afirmou. Ele também destacou que com poucos recursos o trânsito de Montenegro pode ser organizado. O diretor de Trânsito, Luiz Fernando Flores da Silveira, disse que Montenegro merece um trânsito saudável e seguro.

Schiavon se mostra confiante quanto o trabalho a ser realizado. “Vamos poder fazer um bom trabalho aqui, sempre trocando ideias com a população”, garante. Ele também lembra que toda mudança gera conflito. Em Montenegro há cerca de 30 mil carros para 56 mil habitantes.

Sugestões podem ser enviadas por escrito para a Diretoria de Trânsito, que fica ao lado do Sine na rua Ramiro Barcelos, ou pelo e-mail smvsu.transito@montenegro.rs.gov.br.

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

falasefatos.com.br

Casa do Produtor Rural realiza promoção de páscoa

A Casa do Produtor Rural está realizando uma promoção de páscoa, em parceria com os feirantes da Casa do Produtor Rural. No dia 03 de abril, os dez primeiros clientes que realizarem suas compras acima de R$3,00 no box de sua preferência, receberá um brinde. Neste dia, a Casa estará com mais de 200 brindes para oferecer aos nossos amigos e clientes. A Casa do Produtor Rural está localizada na Rua Osvaldo Aranha, nº 1874, esquina com a Rua Othelo Rosa. Maiores informações podem ser solicitadas pelo telefone 3632-5923 ou através do e-mail casadoprodutor@montenegro.rs.gov.br




Horário de atendimento:

* Segunda-feira - 16 às 20 horas

* Terça-feira - 7 às 12h30min

* Quarta-feira - 7 às 12h30min

* Quinta-feira - 16 às 20 horas

* Sexta-feira - 7 às 12h30min

* Sábado - 7 às 12h30min

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

falasefatos.com.br

Masisa apresenta projetos sociais desenvolvidos em Curitiba

Às vésperas de inaugurar sua filial em Montenegro, a empresa Masisa apresentou alguns exemplos de projetos sociais desenvolvidos nas cidades de Ponta Grossa e Tibagi, no Paraná. Uma comitiva formada pelo prefeito Percival de Oliveira, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Dario Colling, a secretária municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Leda Esmério e a assistente social, Neiva Saldanha, foram até essas cidades, na última terça-feira (16), para buscar mais informações, com o objetivo de implantá-los em Montenegro.




Associação de costureiras produz uniformes para a empresa

No segundo andar do Terminal Rodoviário de Ponta Grossa (distante 120km de Curitiba), funciona a Associação de Profissionais do Vestuário (APROVEST). Desde 2005, ela é responsável pela confecção dos uniformes que são usados pelos funcionários da Masisa em Ponto Grossa e em Montenegro. A APROVEST também produz peças de roupas para outros clientes e empresas. No local, estão expostos produtos como jaquetas, camisetas, malhas e moletons. De acordo com a presidente da entidade, Leonise Ferreira Matoso, são produzidas diariamente cerca de 40 peças de calças, 100 camisetas e 100 moletons, entre outros.

O ritmo da produção é intenso. Além dos 14 associados que fazem parte da APROVEST, também foram contratadas mais quatro costureiras para dar conta da grande demanda de trabalho. Outros serviços, como o bordado dos uniformes, são terceirizados. A associação é responsável pela aquisição da matéria-prima usada nas roupas e a Masisa se encarrega da compra da produção. “No início, cada costureira trouxe a sua máquina de costura de casa. Outras foram subsidiadas pela Prefeitura”, informou o consultor de negócios inclusivos da Masisa, Nelson Canabarro. “Agora, a própria entidade está comprando máquinas novas, graças ao faturamento da cooperativa”, disse.

Em Montenegro, a intenção da Administração Municipal é trabalhar em parceria com a APROVEST e a Masisa para formação de uma associação local nos mesmos moldes. Num primeiro momento, deverá ser realizado um curso de costura industrial, onde serão ensinadas noções de corte e costura, além do manuseio de máquinas e instrumentos para o trabalho. Após, haverá uma seleção para a formação de uma associação montenegrina, com pelo menos 15 pessoas. “Daremos prioridade para as famílias em situação de vulnerabilidade social”, frisou Leda Esmério. “Elas também poderão trabalhar como autônomas em suas casas”, lembrou Neiva Saldanha. O coordenador de desenvolvimento de novos negócios da Masisa, Marjo Rangel, também acompanhou a visita.

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

falasefatos.com.br

terça-feira, 16 de março de 2010

Na sessão em Bom Jardim, Vereadores votarão recursos para prosseguir a macrodrenagem

Nesta quinta (18), a Câmara de Vereadores irá ao interior do município pela primeira vez este ano. Estará na localidade de Bom Jardim, no Ginásio Poliesportivo Adelmo Antônio Machado. Alteração na lei sobre as sessões no interior fará com que os trabalhos iniciem uma hora mais tarde, ou seja, oito de noite. Como de costume, a comunidade terá direito a apresentar suas reivindicações. Após, os Vereadores irão apreciar dois projetos de lei oriundos da Prefeitura


O primeiro solicita autorização para incluir ação na LDO 2010 e abrir crédito especial de um milhão 437 mil reais, para a macrodrenagem do Arroio Montenegro. A obra, em fase final, está sendo feita na Rua Capitão Porfírio, no trecho entre a Rua Santos Dumont até o final da Rua José Luiz, em uma extensão de 1.064 metros.

Chamado pela Comissão Geral de Pareceres (CGP) da Câmara de Vereadores, o Vice-Prefeito Marcos Griebeler (PP), acompanhado de diversos técnicos, justificou que os recursos estão sendo solicitados para o pagamento de novos serviços e de um aditivo. Declarou aos Vereadores que a obra foi paralisada por falta de condições econômicas da empreiteira em bancar os serviços adicionais.

A Secretária da Fazenda Ilse Joner prontamente justificou que não houve falta de pagamento da Prefeitura pelos serviços medidos e realizados. Segundo ela, não foram quitados trabalhos adicionais, como a colocação de aterro.

Os vereadores deixaram claro que não têm nenhuma responsabilidade pela paralisação da obra. O projeto foi enviado à Câmara no final de fevereiro, mas prudentemente, por se tratar de verbas públicas e pelo alto valor do crédito especial, buscaram maiores explicações antes de votar.

O Vice-Prefeito, em sintonia com a assessora Fernanda Duarte, argumentou que a verba de um milhão 437 mil reais é uma sobra do empréstimo contratado pela Prefeitura na Caixa Econômica Federal, que somente poderá ser utilizado na macrodrenagem do Arroio Montenegro.

Segundo Fernanda, parte deste valor serão para o pagamento dos serviços adicionais prestados pela empreiteira como a construção de 22 poços de visita, aterro e ainda inclusão de microdrenagem nas ruas Capitão Cruz e Buarque de Macedo. Fernanda explica que será canalizado o Arroio na área dos trilhos situada entre as Ruas Capitão Porfírio e Capitão Cruz. Já na Buarque de Macedo o projeto prevê a construção de nova rede nos dois lados da rua e a colocação de boca de lobo no trecho entre a Pracinha dos Ferroviários e o Espaço Vida Unimed.

Por último, a equipe da Prefeitura assegurou que no máximo até 15 de maio toda a macrodrenagem do Arroio Montenegro estará concluída. Mesmo ainda tendo dúvidas quanto a necessidade de verbas para obras e serviços adicionais, os componentes da CGP votaram o projeto, aprovando-o por unanimidade, para que possa haver a retomada dos trabalhos. Esta votação deverá ser repetida em plenário.

Abono aos Agentes de Saúde
A segunda matéria em votação trata da concessão de abono salarial aos Agentes Comunitários de Saúde vinculados à equipe do Programa de Saúde da Família (PSF). Os R$ 465,00 a serem pagos a cada agente provém de recursos do Governo do Estado.

Crédito: ACOM Câmara de Montenegro

falasefatos.com.br

Administração Municipal fecha contrato com empresas de saibro

Foi assinado na manhã de hoje (16), no Gabinete do Vice-Prefeito, o contrato com duas empresas de saibro. O investimento da prefeitura ultrapassa os R$ 100.000,00. Com estes contratos assinados, a Administração Municipal pretende melhorar as condições das estradas do interior do município. Os contratos têm duração de um ano e podem ser renovados.


Na ocasião o vice-prefeito Marcos Griebeler afirmou que ele e o prefeito Percival vinham trabalhando diariamente no tema. “Houve dificuldades devido a liberação do meio-ambiente. Temos que seguir as regras, fazer as licitações de modo correto, mas agora teremos estradas em melhores condições”, comemora Griebeler. Segundo o vice-prefeito sempre houve empenho por parte da Secretaria Municipal Viação Serviços Urbanos para arrumar as estradas, o que faltava era equipamento e material, problema que está sendo solucionado.

O secretário de Viação e Serviços Urbanos, Vaceli Flores de Oliveira, prevê que dentro de um prazo de 30 dias a SMVSU começa a trabalhar com o saibro. “Precisamos primeiro concluir o levantamento da estrada em Porto Garilbadi”, afirma. A Administração Municipal também deve buscar adquirir novas máquinas com recursos próprios e financiamentos para melhorar a qualidade e agilizar os serviços da SMVSU.

Também estiveram presentes representantes da Saibreira Augustinho, de Linha Catarina, e da Saibreira Sobrado, de Sobrado Baixo, além das secretárias Ilse Maria Joner, Ingrid Lerch, Ereni Maciel Szulczewski e do secretário de Obras Públicas, Ricardo Senger. O Procurador Geral do Município, Marcelo Augusto Rodrigues, também esteve presente.

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

falasefatos.com.br

segunda-feira, 15 de março de 2010

Montenegrino participou de 2º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude

Brasília sediou, entre os dias 10 e 12 de março, o 2º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, reunindo dezenas de jovens de todo o país, tendo como objetivo principal formar uma rede de conselhos e fortalecer as políticas públicas para a juventude. O diretor de Turismo e vice-presidente do Conselho Municipal da Juventude, Ataulfo Escher, participou do encontro. No primeiro dia, ocorreu o lançamento do informe sobre desenvolvimento humano para o Mercosul 2009-2010 “Inovar para Incluir: jovens e desenvolvimento humano”, com as profissionais Dulcinéia Duarte e Regina Novaes.


Além disso, houve uma mesa de contexto “Democracia Participativa e Juventude” e apresentação do “Mapa dos Conselhos de Juventude”, coordenadas pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) e pelas convidadas Eleonora Cunha e Regina Novaes. À tarde, foi a vez de um ato político, com a posse da nova gestão do CONJUVE, mandato 2010/2011. Na sequência, os representantes foram até o Senado Federal sensibilizar os senadores a votarem a PEC da Juventude, já aprovada pela Câmara dos Deputados.

No dia seguinte, ocorreu a apresentação das publicações: Guia sobre Conselhos, Quebrando Mitos: participação e políticas e Rede de Conselhos de Juventude. Após, os jovens participaram de grupos de trabalhos, a partir de seis temáticas. Escher participou do GT 06, “Institucionalização das Políticas Públicas de Juventude”. Na parte da tarde, houve a apresentação da pesquisa “Juventude Sul-Americanas: diálogo para a construção da democracia regional”, com Eliane Ribeiro, do IBASE, com posterior discussão dos Grupos de Trabalhos Territoriais.

No último dia, houve a plenária final, com apresentação dos apontamentos dos grupos de trabalho do dia anterior. O diretor de Turismo ressalta a importância do Encontro como forma de democratizar as políticas públicas de juventude implantadas pelo Governo Federal, em parceria com estados e municípios, bem como conhecer a realidade da juventude brasileira, articula com suas bases com o objetivo de proporcionar cidadania a esta parcela da população.

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

falasefatos.com.br

Novo presidente do PT assume em Montenegro

Um público de aproximadamente 100 pessoas se fez presente ao Ginásio do Sindicato dos Metalúrgicos no último sábado (13) para a posse do novo diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Montenegro. O diretório foi montado por componentes das duas chapas concorrentes, proporcionalmente aos votos recebidos nas eleições.


O novo presidente, vereador suplente Ricardo Kraemer, lembrou os 30 anos do partido e dos desafios reservados para 2010. “Precisamos estar junto ao militante, nos mais diversos espaços de luta que se apresentam na sociedade, eleger Tarso Governador, Dilma Presidente e muitos deputados e senadores petistas”, relacionou. Kraemer ressaltou a honra também de receber a presidência do PT das mãos de Odyr Dupont, “pois foi ele o responsável pela minha entrada no partido”.

Participaram a mesa oficial da cerimônia de posse: Odyr José Dupont – presidente do PT que transmitiu o Cargo, Laureno Aloísio Renner, vereador e presidente do PSB; Marcos Roberto Gehlen (Tuco), vereador; Clarananda Barreira – Secretária Adjunta da Setorial de Mulheres do PT-RS; Maurício Piccin - Secretário Estadual da Juventude PT; Marcelo Alexandre Azevedo – coordenador do Instituto Cidadania 15 de Outubro – representando a Sociedade Civil Organizada; • Orson Soares – Coordenador da Ong Resistência Sul; Maria Celeste – vereadora da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e membro da Executiva Estadual do PT; Reily Rodrigues Ruiz, suplente de vereador do PT (que assumiu ontem sua cadeira, pela licença do vereador Marcos Gehlen), além do presidente eleito, Ricardo Agadio Kraemer.


A composição do novo diretório tem a seguinte formação:

Presidente: Ricardo Agádio Kraemer, Líder de Bancada: Marcos Roberto Gehlen, Vice- Presidente: Ezequiel Adriano de Souza, Secretário-Geral: João Ernesto M. Santos, Tesoureiro: Cláudio Antônio Machado, Secretário Formação: Fernando Rosa Koch.

falasefatos.com.br

domingo, 14 de março de 2010

Justiça autoriza leilão de fazenda da Ulbra em Montenegro

O Centro Experimental da Ulbra (Ceulbra), localizado em Montenegro, será leiloado no próximo mês pela Justiça Federal de Canoas. A fazenda, de 320 hectares, está avaliada em R$2 milhões. O pedido de venda judicial foi apresentado esta semana pela universidade e acatado pelo juiz federal Guilherme Pinho Machado.


A área contempla um parque de lazer, com sistema pesque-pague para comercialização e peixes e serviços de churrascaria e lancheria, canchas de vôlei e futebol, churrasqueiras e quiosques de uso comunitário. No Ceulbra funcionam ainda projetos em piscicultura, fruticultura, plantas nativas, de desenvolvimento ambiental e de plantio direto.

A primeira chance para arremate da fazenda está programada para 14 de abril, a cargo do leiloeiro Robinson Azambuja. Caso não haja venda, um novo leilão será realizado no dia 28 de abril, com lance mínimo de R$ 1,8 milhão. Os valores devem ser pagos em 40% no ato e restante em três vezes iguais. Inicialmente, a área estava avaliada em R$ 6,6 milhões.

Fonte: Jornal NH Online

falasefatos.com.br

sexta-feira, 12 de março de 2010

Montenegro terá edição do Ação Global, promovido pelo SESI e Rede Globo

No dia 22 de maio, Montenegro será palco de mais uma edição do Ação Global, evento promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e Rede Globo. As atividades acontecerão nas dependências do SESI Montenegro, na rua Campos Netto, 455, no bairro SENAI, das 9 às 17 horas e trará um grande número de serviços voltados principalmente às comunidades carentes. Na tarde de ontem (11), o gerente de Operações do SESI, Fernando José Dal Molin, esteve no gabinete do prefeito Percival de Oliveira, explicando detalhes do projeto.


O Ação Global ocorre desde 1994 e consiste num grande mutirão social, onde são prestados serviços como: emissão de CPF, carteira de identidade, informações sobre PIS, seguro desemprego, FGTS, exames preventivos, corte de cabelos, entre outros. Na próxima quarta-feira (17), acontece o lançamento oficial, a partir das 9 horas, no SESI, seguido de uma reunião com entidades convidadas para definir os serviços e atrações que farão parte da edição montenegrina.

Também participaram da reunião de ontem, a secretária municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Leda Esmério, a assistente social, Neiva Saldanha, a diretora de Desenvolvimento Social e Cidadania, Maria Terezinha Kraemer Canello, a Nica e a assistente social do SESI, Ilsa Herêncio.

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

falasefatos.com.br

Vereadores continuam avaliando projeto sobre atividades insalubres

Vereadores continuam avaliando projeto sobre atividades insalubres




Na sessão de 11 de março, os Vereadores apresentaram o terceiro Pedido de Vista ao projeto do Executivo que define as atividades insalubres e perigosas do funcionalismo municipal que poderão receber adicional. Desta vez, o autor foi o Vereador Ari Müller (PDT). Isto deverá adiar a votação por mais quinze dias.

Na mesma sessão, dois convênios da Prefeitura com a Associação Atlética Banco do Brasil foram acolhidos por nove votos. O primeiro será para o repasse de dois mil reais para melhorias na área externa do prédio utilizado pelo Programa desde 1998. Outro destina R$ 19.236,00, com a finalidade de adquirir equipamentos para as instalações, que foram ampliadas e reformadas ano passado, bem como materiais visando implantação de pracinha de brinquedos.

Na Mensagem Justificativa, o Prefeito Percival de Oliveira lembra que o objetivo do Programa é proporcionar às crianças e jovens um espaço onde se possam construir práticas educativas com base no prazer e no diálogo, partindo da valorização da auto-estima e da ludicidade, para promover a saúde e o bem estar.

A Câmara decidiu, ainda, realizar Sessão Comemorativa alusiva ao Dia Internacional de Mulher. Será no próximo dia 25, por sugestão das Vereadoras Rosemari Almeida (PP) e Iria Camargo (PPS). Também foi aprovado Requerimento do Vereador Roberto Braatz (PDT), de reunião para discutir a circulação de carroças na área urbana do município.

Crédito: ACOM Câmara de Montenegro

falasefatos.com.br

quinta-feira, 11 de março de 2010

Reunião discutiu demora na religação da luz após enchentes

A demora na religação da energia elétrica tem sido um transtorno a mais para os moradores e empresas dos bairros atingidos pelas enchentes. Para evitar a repetição deste problema o Presidente da Câmara Municipal, Vereador José Alfredo Schmitz (PPS) apresentou Requerimento propondo reunião com setores envolvidos. O encontro aconteceu na manhã de quinta (11), na sede do Legislativo.


Compareceu o presidente da Associação Comunitária de um dos bairros mais prejudicados com as cheias, o Industrial, Arthur da Silva; o técnico da AES-Sul, Rodrigo Longhi; o Secretário Municipal de Obras Públicas, Ricardo Senger e o Diretor da Diretoria de Projetos de Engenharia da Secretaria, Ricardo Wunsch, além dos Vereadores Laureno Renner (PSB) e Marcos Gehlen (PT).

O autor do Requerimento citou que algumas áreas ficam três dias sem luz depois das águas baixarem, “sem necessidade de que isto aconteça”, completou o presidente da Associação Comunitária. “Segurança, para nós, é o primeiro valor”, salientou o representante da concessionária, frisando que a mistura de água com energia elétrica acarreta grandes riscos para a comunidade. “Em caso de dúvida, a medida adotada é o desligamento da energia”, completou.

A importância dos medidores de energia elétrica estar em parte mais alta das residências, fora do alcance das enchentes, foi uma das questões apontadas. O Secretário de Obras sugeriu estudos no sentido da constitucionalidade de lei que estipule altura máxima para os medidores, e se isto for possível, conceder prazo para os proprietários efetuarem o levante.

O Presidente da Câmara propôs reunião com maior número de entidades ligadas ao tema, para prosseguir a discussão. Marcada para o próximo dia 25, deverão ser convidados, além dos participantes deste primeiro encontro, outros setores envolvidos. O encontro irá ocorrer às 8h30min, na sede do Legislativo.

Crédito: ACOM Câmara Montenegro

falasefatos.com.br

quarta-feira, 10 de março de 2010

O novo mapa da Transcitrus

Com a presença de vários prefeitos e secretários municipais, dos Vales do Caí e Taquari, aconteceu uma reunião nesta quarta-feira (10/03), na sede do Consórcio Intermunicipal do Vale do Caí (CIS/Caí), em Montenegro. Na ocasião, vários prefeitos, como Renato Altmann (Teutônia), Sérgio Marasca (Westfália) e Gilberto Keller (Colinas), que estavam presentes, manifestaram interesse em integrarem o projeto Transcitrus. Também compareceram os prefeitos de Salvador do Sul, Carla Specht, e de São Pedro da Serra, Leonardo Müller, municípios que devem fazer parte do novo mapa da rodovia Caminho dos Vales. E mais os prefeitos de Pareci Novo, Oregino Francisco, e de São José do Sul, Anildo Petry, além de vice-prefeitos.


Para o presidente do CIS/Caí, Oregino Francisco, a participação de mais municípios no projeto irá enriquecer o potencial turístico da região. “Será a espinha dorsal de um grande investimento”, aposta. Oregino lembra que é um ano propício para se buscar recursos, devido às eleições e a proximidade da Copa do Mundo no Brasil. Ele acredita que a roteirização deverá incluir 23 municípios, onde serão destacados os pontos turísticos e potencialidades de cada cidade. “Será um atalho de 160 quilômetros”, calcula, sobre a ligação entre os Vales do Caí e Taquari com a Rota do Sol (Serra Gaúcha) e o Litoral. E através do encaminhamento do projeto com a roteirização e novo mapa, acredita na liberação de mais cerca de R$ 25 milhões.

A coordenadora do Projeto Transcitrus, Kellen Mattos de Almeida, salienta que os municípios correm contra o tempo, pois o projeto com a roteirização deve ser imediatamente encaminhado para o Ministério do Turismo, em Brasília. Também está sendo criado um folder e um site, com informações de todos os municípios integrantes da Transcitrus.

Crédito: ACOM Prefeitura de Pareci Novo
 
falasefatos.com.br

Situação da TV Cultura é esclarecida no Fórum de Comunicação

Na reunião desta quarta-feira, 10, do Fórum Municipal para Democratização das Comunicações (FMDC), foram discutidas a atuação da mídia em relação às eleições, inclusão digital e situação jurídica da TV Cultura. O encontro ocorreu no Sindicato dos Comerciários e participaram Joemir de Olivieira (coordenador do Fórum), Gelson Alves (Informativo Geral), Vanderlei Lenz (comunidade), Antonio Alves (Sindicato Comerciários), Leandro Utzig (coordenador de jornalismo da TV Cultura e JB Cardoso (site Falas e Fatos).




MÍDIA X ELEIÇÕES

A atuação dos meios de comunicação em ralação às eleições deste ano foi o primeiro assunto abordado pelos participantes. Enquanto Antonio e Vanderlei manifestaram entendimento de que as grandes empresas de mídia já estão atuando contra os candidatos de esquerda, Utzig e JB defenderam a tese de que o verdadeiro motivador das abordagens jornalísticas pelos grandes grupos é a questão financeira, e não a ideológica. “São empresas, e como tal visam o lucro e o que for melhor para elas”, definiu Leandro Utzig.



INCLUSÃO DIGITAL

Joemir relatou que foi solicitada uma audiência com o prefeito Percival de Oliveira para tratar da inclusão digital. “Em nosso entendimento, o Poder Público pode e deve subsidiar acesso à Internet a todos os cidadãos. Isto já acontece em outras cidades”, ressaltou. A audiência ainda não tem data marcada.



TV CULTURA

Sobre a situação da TV Cultura, que em reuniões anteriores foi colocada em dúvida a real condição – se emissora educativa, comunitária ou comercial – Joemir mostrou um documento recebido do Tribunal de Contas do Estado (TCE) com a decisão do Tribunal Pleno sobre irregularidades percebidas em análise das contas de 2007 da Fundação Municipal de Arte de Montenegro – Fundarte.

A principal irregularidade verificada foi a “subconcessão irregular do serviço” para a Fundação Cultural TV Mont Vale do Caí. De acordo com o documento, a situação mostra a “fragilidade do sistema de controle interno do Executivo Municipal de Montenegro”. Na ótica do TCE, não cabia culpabilidade às administradoras da Fundarte, Maria Isabel Petry Kehrwald e Julia Maria Hummes, mas a Administração Municipal deveria ser advertida para que “corrija o aponte criticado nos autos” e evite sua reincidência.

Joemir lembrou a todos que, quando participava do programa Falas e Fatos, na Rádio América, e falava sobre o assunto, houve a participação do vereador José Alfredo Schmitz – presidente da Câmara – explicando que a Administração já estava tomando providências para a aquisição de equipamentos, o que vai possibilitar que a TV Cultura passe a ser administrada diretamente pelo Executivo, através da Fundarte.

Restam ainda, de acordo com os participantes, a discussão acerca da abertura de espaço na grade de programação para programas comunitários. Este assunto será tratado nos próximos encontros.

falasefatos.com.br

terça-feira, 9 de março de 2010

Caminhão tomba e interrompe uma das pistas da BR-386 em Montenegro

Um caminhão tombou no início da manhã desta terça-feira na BR-386 em Montenegro. O acidente aconteceu no km 409 da rodovia, no sentido Interior-Capital.


Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o motorista não sofreu ferimentos. Uma das duas pistas da via foi interrompida, mas não há registro de congestionamento no local

http://www.falasefatos.com.br/

segunda-feira, 8 de março de 2010

Praça Rui Barbosa deve ficar pronta em maio

Na manhã de segunda-feira (08), os vereadores José Alfredo Schmitz (PPS), Roberto Braatz (PDT), Laureno Renner (PSB) e Marcos Gehlen (PT) foram conferir as obras de remodelação da Praça Rui Barbosa. O Secretário de Obras Públicas, Ricardo Senger e a arquiteta responsável pela fiscalização, Karina Daudt, acompanharam a visita e explicaram como está o andamento dos trabalhos e de que forma ficará a Praça depois de pronta.


Senger explicou que a praça está sendo reformulada, mas com o objetivo de manter a originalidade dela. “Por causa disto, há muita mão de obra artesanal”, revela. Senger e Karina alegaram que o trabalho precisa ser realizado com calma, pois a maior parte dos caminhos em pedras é artesanal, devendo ser conservado o original e melhorados alguns aspectos. Ainda serão instaladas 37 luminárias e 40 bancos.



Dentre as novidades, Senger revelou que na área central haverá um espaço para a realização de show e eventos. “Um espaço artístico. Aqui poderemos realizar feiras e outras atividades. Quem sabe até trazer atrações musicais”, planeja.

Questionado pelo presidente da Câmara, José Alfredo Schmitz (PPS), quanto ao prazo de conclusão, o Secretário acredita que a obra estará totalmente concluída em maio.

Outro ponto levantado foi sobre a incidência solar, que será bem maior. O pedetista Roberto Braatz destacou como positivo este aspecto, pois devido ao clima do Rio Grande do Sul é fundamental que incida o sol nos dias frios.

O Presidente da Câmara manifestou-se ainda preocupado com a maneira como a obra está sendo executada. “Estamos todos os dias diretamente aqui no local fiscalizando, inclusive algumas modificações já ocorreram, em função disto”, respondeu Karina.

A arquiteta diz que faltam apenas alguns pontos como iluminação, calçamento e vegetação para a conclusão da obra. “Estamos terminando o sistema de drenagem para depois fazer as caixas para os postes”, revela. Ela também explica que o sistema de drenagem possui canos maiores agora. Karina também explica que, nos acessos à praça, será realizado desenhos no calçamento. Diariamente, é feita a fiscalização nas obras. “Procuro vir aqui duas vezes ao dia”, afirma.

Senger também mostrou aos vereadores que, mesmo após a polêmica poda de árvores na praça, o local continua com 60% de sombra. “E agora podemos olhar a praça de fora a fora”, afirmou. O secretário também disse que houve uma série de adaptações que precisaram ser feitas durante as obras. Ele aproveitou o encontro para anunciar que a Travessa Carlos W. Gottseeling deve ser recoberta por asfalto.

Com informações das Assessorias de Comunicação da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Montenegro

http://www.falasefatos.com.br/

Novo diretor de Transporte e Trânsito toma posse

Tomou posse na manhã de hoje (08), o novo diretor de Transporte e Trânsito do município. Luiz Fernando Flores da Silveira assume o lugar de Vinícius de Oliveira, que deixou o cargo no mês passado. Silveira é montenegrino e major da reversa da Brigada Militar. “Nesta primeira semana, estamos conhecendo a estrutura do setor”, disse. Ele afirmou ainda que seus quase 30 anos como militar irão auxiliar nos trabalhos e projetos desempenhados pela diretoria para qualificar o trânsito na cidade.

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

sexta-feira, 5 de março de 2010

Município divulga postos de vacinação contra a Gripe A

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a partir do dia 08 de março começa a vacinação contra a Gripe A (H1N1). Ontem (04), as equipes da SMS participaram de uma capacitação na 2º Coordenadoria de Saúde do Estado, em Porto Alegre. A vacinação será feita em cinco etapas e será realizada em todo o Brasil. “Pedimos que quem vá realizar a vacina, traga o cartão de vacinação junto”, lembra a enfermeira Beata Both. Ela diz que o cartão pode conter o registro de outra vacina. “Ter o cartão de vacinação em mãos agiliza o processo”, afirma Beata.


A primeira etapa, que vai de 08 a 19 de março, tem como grupo prioritário trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia. Entre os dias 22 de março e 02 de abril, serão vacinados doentes crônicos (idosos com doenças crônicas serão vacinadas em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal), gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha) e crianças de seis meses e menores de dois anos.

Já na terceira etapa, que será realizada entre os dias 05 e 23 de abril, a população entre 20 e 29 anos deve ser vacinada. Após, na quarta etapa, haverá a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, onde pessoas com mais de 60 anos serão vacinadas contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica. A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso deve ocorrer entre os dias 24 de abril e 07 de maio. Na quinta etapa, a população de 30 a 39 será vacinada entre os dias 10 e 21 de maio.

Veja abaixo onde serão realizadas as vacinações em Montenegro:

SMS (Assistência) – manhã das 8h às 12h, tarde das 13h às 16h30.
Posto de Assistência Médica (Antigo INSS) – manhã das 8h às 12h, tarde 13h às 16h30.
Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Esperança – na tarde das 13h às 16h30.
ESF do Industrial (ao lado da delegacia) – na tarde das 13h às 16h30.
ESF da Germano Henke (Promorar) – na tarde das 13h às 16h30.

Maiores informações sobre a gripe A (H1N1) e a campanha do Ministério da Saúde podem ser encontradas nos site do ministério, http://www.saude.gov.br/

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

http://www.falasefatos.com.br/

Prefeitura apresenta projeto do novo Terminal Rodoviário Urbano

Ocorreu na noite da última terça-feira (02), no plenário da Câmara dos Vereadores de Montenegro a apresentação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana e o projeto do novo Terminal Rodoviário Urbano por parte da Secretaria de Obras Públicas (SMOP). “O projeto ficou pronto. Agora vamos buscar verbas”, afirmou o secretário municipal de Obras Públicas, Ricardo Senger. Segundo ele, não há como ter um orçamento pronto, mas as obras devem chegar a R$ 1 milhão. O secretário afirma que apenas o primeiro passo foi dado, a conclusão do projeto. “Agora pretendemos arrecadar verbas junto ao Ministério das Cidades e emendas de deputados, além da contrapartida do município”, revelou Senger.


Para Senger, o novo Terminal Rodoviário trará um grande benefício para os passageiros. “Haverá mais conforto”, garante. No projeto apresentado, está prevista a construção de um centro comercial junto ao novo terminal, além de outras melhorias como a calçada do nível do ônibus. “A construção será melhor para o tráfego”, afirmou.

O terminal será construído na rua José Luiz entre as ruas Assis Brasil e Dr. Flores, onde ficava localizado o antigo almoxarifado da Prefeitura. O projeto prevê que uma plataforma, local onde os passageiros irão esperar o ônibus, seja construída no meio da via. A área tem um total de 1.600 metros quadrados . Há também a previsão de construção de um prédio de dois andares onde devem ser colocados sanitários e outras instalações. O novo terminal ficará a duas quadras da onde se encontra o atual Paradão.



Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

http://www.falasefatos.com.br/

Montenegrinos participarão de Encontro Nacional de Conselhos de Juventude

O Município de Montenegro enviará dois representantes para Brasília para participarem do II Encontro Nacional de Conselhos de Juventude, que terá como objetivo principal fortalecer o intercâmbio de ideias entre os conselheiros e criar a rede nacional de conselhos. Ezequiel Adriano de Souza e Ataulfo Escher, presidente e vice-presidente do Conselho Municipal de Juventude, respectivamente, levarão as demandas locais para discussão e buscarão subsídios para articular ações em prol dos jovens montenegrinos. O Evento ocorre de 10 a 12 de março e os custos, transporte e hospedagem, serão pagos pela UNESCO.

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

http://www.falasefatos.com.br/

Prefeitura reduz o número de moradores de rua em parceria com RECREO

Na tarde da última quarta-feira (03) o vice-prefeito Marcos Griebeler, juntamente com a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Leda Esmério, e a assistente social Neiva Saldanha, estiveram no Retiro Comunitário de Reabilitação Ocupacional (RECREO). Eles acompanharam como esta sendo realizado o monitoramento com os moradores de rua de Montenegro que foram encaminhados para a instituição.


A Prefeitura de Montenegro conta com uma parceria com o RECREO. É para esta instituição que são levados os moradores de rua ou andarilhos de Montenegro. “Tiramos os moradores do estado de miséria. Aqui ele pode se recuperar”, garante o vice-prefeito. Otávio Furtado, diretor do RECREO, lembra que em Florianópolis, capital de Santa Catarina, ninguém dorme na rua. “E aqui tem que ser igual”, enfatiza Griebeler.

Segundo Furtado, o RECREO oferece a possibilidade dos seus internos voltarem para algum lugar. “Muitos querem voltar para a família”, confirma. Ele também diz que durante as tarde, são realizadas reuniões e conversas entre o grupo de internos. “Agora pretendemos reformar a cozinha e o alojamento”, revela. A instituição tem um total de 23 moradores, sendo que seis deles são moradores de rua que a Prefeitura custeia a estada.

Segundo Leda Esmério, o município não tem crianças moradoras de rua. “Temos apenas crianças em situação de rua, que é diferente. Essas crianças têm uma casa para ir à noite”, explica. A proliferação de doenças entre os moradores também é combatida. Conforme Leda, eles recebem tratamento médico. “Porém é difícil fazer eles aceitarem o tratamento”, ressalta.

A assistente social, Neiva Saldanha, explica que a Administração Municipal trabalha em apoio com a Brigada Militar e a Polícia Civil de Montenegro. “Se alguém estiver dormindo na rua ou em alguma parada de ônibus a noite, pedimos para a população ligar para o 190. Eles vão recolher esta pessoa e levar para a instituição”, afirma. Neiva também diz que muitos moradores de rua têm família, só que optam por estar na rua para continuar com seus vícios.

Parceria com outra instituição também é anunciada

Griebeler, Leda e Neiva também estiveram na Comunidade de Recuperação Esperança, fundada em junho de 2009. No local, foi anunciada uma parceria semelhante a que já existe com o RECREO. “Encaminharemos dependentes químicos para serem recuperados aqui”, afirma o vice-prefeito. Um total de cinco dependentes químicos serão enviados para a instituição no primeiro momento. “Estamos prontos”, afirmou o coordenador da Comunidade, Luiz Fernando Ferreira. A instituição recebe apenas internos do sexo masculino e acima de 18 anos.

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro
http://www.falasefatos.com.br/

Casa do Produtor Rural com novos produtos

Desde o dia 1º de março, a Casa do Produtor Rural conta com mais opções de produtos para os consumidores. Agora, o local conta com Bijou e Tapioca feita na hora. Os produtos estarão a disposição dos clientes de segunda a sábado e são preparados pelas feirantes Ilsene Regina Wadenphul e Ana Cristina de Mello. A Casa do Produtor Rural está localizada na Rua Osvaldo Aranha, nº 1874, esquina com a Rua Othelo Rosa. Maiores informações podem ser solicitadas pelo telefone 3632-5923 ou através do e-mail casadoprodutor@montenegro.rs.gov.br


Horário de atendimento:

* Segunda-feira – 16 às 20 horas

* Terça-feira – 7 às 12h30min

* Quarta-feira – 7 às 12h30min

* Quinta-feira – 16 às 20 horas

* Sexta-feira – 7 às 12h30min

* Sábado – 7 às 12h30min

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro
 
http://www.falasefatos.com.br/

Rua São João será fechada por tempo indeterminado

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), através da Diretoria de Transportes e Trânsito, informa que a rua São João, no trecho compreendido entre a rua Ramiro Barcelos e Capitão Cruz, estará completamente bloqueada ao trânsito de veículos por tempo indeterminado a partir das 8 horas da próxima segunda (08), para a realização de obras de repavimentação. A diretoria sugere como rota alternativa a rua Olavo Bilac.


Os usuários do Terminal Rodoviário Urbano, o Paradão, poderão embarcar nos veículos nos seguintes pontos:
* Sentido Rodoviária / Timbaúva: o acesso deverá ocorrer nos pontos de embarque/desembarque da rua João Pessoa.
* Sentido Timbaúva / Rodoviária: o acesso deverá ocorrer nos pontos de embarque/desembarque da rua Capitão Cruz.

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro

http://www.falasefatos.com.br/

Apresentadas as candidatas a Soberanas da 3ª Expomonte

As sete candidatas a Soberanas da 3ª Expomonte foram apresentadas durante uma coletiva de imprensa na noite desta terça-feira(9). Na ocasião, também foram divulgados detalhes sobre a festa de escolha das candidatas, que acontecerá no dia 9 de abril, no Clube Riograndense, a partir das 20 horas. As candidatas receberão ainda aulas de desfile de passarela, história e cultura de Montenegro. “Todas elas representam uma empresa, escola ou entidade”, informou o executivo da festa, Marcelo Silva.

Durante a festa de escolha das Soberanas, as candidatas serão avaliadas em três momentos: num coquetel com a presença dos jurados e nos desfiles onde usarão camisetas da festa e calça jeans e vestido longo. Os ingressos serão vendidos a R$ 5,00. Os postos de venda ainda não foram revelados. Após a divulgação das vencedoras, a festa continua com o show dos DJs Zanatta e Thiago.

A rainha receberá como premiação uma viagem com acompanhante para Porto Seguro. As princesas receberão uma jóia cada. Haverá ainda uma premiação para melhor torcida. O prêmio ainda não foi definido. O vestido usado pelas Soberanas será criado e confeccionado pelos alunos do curso de moda do SENAC, que desenvolverão as peças a partir do tema “Cidade das Artes”. Cerca de 20 alunos se inscreveram para o concurso.

As representantes da sub-comissão organizadora da festa de escolha das Soberanas, Claudete Heberle, Viviane de Vargas e Simone Schardong, também participaram da coletiva. A 3ª Expomonte acontecerá de 26 de junho a 4 de julho, no Parque Centenário.

Conheça as candidatas:
















Nome: Loreneia Lira de Vargas
Idade: 17 anos
Entidade que representa: Ponche Verde

















Nome: Jéssica Samanta Atkinson
Idade: 17 anos
Entidade que representa: Erva Mate Ximango

















Nome: Erika da Graça Oliveira
Idade: 17 anos
Entidade que representa: E. M. E. F. Etelvino de Araujo Cruz

















Nome: Cristiane Ferreira da Costa
Idade:17 anos
Entidade que representa: São João Batista

















Nome: Cibele Böhm de Campos
Idade: 20 anos
Entidade que representa: MAC - Montenegro Automovel Clube

















Nome: Viviane Schneider
Idade: 22 anos
Entidade que representa: Giro Distribuidora de Bebidas Nova Schin
















Nome: Lidiane Kelly de Mello
Idade: 17 anos
Entidade que representa: Associação das Escolas de Samba de Montenegro

Crédito: ACOM Prefeitura de Montenegro