segunda-feira, 31 de maio de 2010

Definidas prioridades para a Consulta Popular

Em reunião realizada na manhã de hoje (31), um grupo de entidades decidiram quais serão as principais prioridades apoiadas pelo município na Consulta Popular deste ano. Também foi discutida a questão da participação da comunidade montenegrina na votação, que deve ocorrer no dia 23 de junho.


No encontro foi decidido, por ordem de prioridade, o apoio ao reaparelhamento da Brigada Militar e Polícia Civil, criação da Rede de Cooperação, criação do Pólo de Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento da Citricultura e a colocação de sinalização turística na região. O vice-prefeito, Marcos Griebeler, lembrou que os projetos da Consulta Popular são direcionados a toda região do Vale do Rio Caí. “Definimos nesta reunião os projetos que terão apoio do município, mas que atingirão toda a região”, expôs Griebeler.

A Polícia Civil buscará duas viaturas leves, uma viatura para transporte de presos e equipamentos com o dinheiro que seria destinado pela Consulta Popular. Já a Brigada Militar pretende adquirir quatro pick-ups para a realização de patrulhas nos municípios da região do Vale do Rio Caí. As Redes de Cooperação, que deverão ser gerenciadas pela Unisc, buscam a criação de um sistema de benefícios para pequenas empresas.

O Pólo de Inovação Tecnológica para o Desenvolvimento da Citricultura será utilizado para a realização de cursos, pesquisas e monitoramento de doenças. A colocação de placas de sinalização turística servirá para dar maior visibilidade às grandes atrações turísticas do Vale do Rio Caí.

Após analisar quais seriam as propostas a receberem apoio, foi discutida a participação da comunidade na Consulta Popular. “Buscaremos o apoio da população. Montenegro é uma grande força regional e precisamos mostrar isto”, destacou o vice-prefeito. A votação ocorrerá pela Internet ou por votação presencial mediante apresentação de identidade ou título de eleitor.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

Escola Esperança inaugura suas novas instalações

A comunidade do bairro Senai preparou uma grande festa no último sábado (29), para a inauguração das novas instalações da Escola Esperança. Foram construídas quatro salas para atendimento na educação infantil, uma sala para alunos do primeiro ano, um laboratório de informática e secretaria, totalizando sete novas salas. Além disso, o novo espaço também conta com cozinha, refeitório, dispensa e banheiro. Ao todo, foram investidos R$ 610.588,43 na obra. Antes da solenidade de inauguração, a direção da escola preparou um café da manhã de integração para pais e alunos.


“Com a ampliação, passamos de 138 para 195 alunos”, destacou a diretora Janete Lencina, lembrando que também são atendidos mais 25 estudantes no contraturno. “A escola foi pioneira no município no atendimento ao turno integral”, lembrou.

A importância da instituição também foi destacada pelo prefeito Percival de Oliveira em seu discurso. Para o chefe do Executivo, além de difundir conhecimentos, a escola também é um local de encontro e socialização para alunos, pais e familiares. “Com esta ampliação, deixamos um presente para a comunidade do bairro Senai”, frisou. O Grupo Musical esperança encerrou as atividades, executando o Hino de Montenegro.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)



falasefatos.com.br

sábado, 29 de maio de 2010

Comunidade do Aeroclube faz mutirão para limpar beira de arroio

Uma iniciativa da comunidade do bairro Aeroclube, com apoio de vereadores e diretorias de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos de Montenegro resultou na retirada de cinco caminhões de entulho do entorno do Arroio da Cria, neste sábado, dia 29.


As atividades iniciaram logo de manhã cedo, com a participação de funcionários da Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos (SMVSU) e moradores. Foram distribuídos aos que passavam pela Rua Antonio Ignácio de Oliveira Filho, panfletos pedindo maior conscientização no descarte de lixo.

O diretor de Meio Ambiente, Adair dos Santos (Dadá), explicou que a Prefeitura está aguardando liberação do Departamento de Florestas e Áreas Preservadas (DFAP), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, para poder fazer também a limpeza dentro do arroio.

“O mais importante é que a comunidade se conscientize do problema do lixo, não jogando nas áreas verdes e arroios”, destaca Dadá. Ele espera que a iniciativa do bairro Aeroclube inspire outras comunidades. “Seria ótimo ver todos os bairros assumindo esta luta, que é para o bem de todos”, afirma.

A partir de agora, todo último sábado de cada mês, o “mutirão da limpeza” estará em um bairro da cidade. A próxima ação será na Travessa José Pedro Steigleder, no dia 26 e junho.

falasefatos.com.br

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Terra Engenharia anuncia construção de hotel em Montenegro durante entrega do Residencial Panul

Um concorrido evento marcou o lançamento do Residencial Panul, na noite desta sexta-feira, 28 de maio. Na presença de autoridades locais, representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), clientes e colaboradores, o sócio-gerente da Terra Engenharia, Cristiano Richter (foto), saudou a entrega da obra com seis meses de antecedência, e anunciou mais um empreendimento: a construção de uma unidade do Hotel Intercity, na esquina das ruas Buarque de Macedo e do Engenho. As obras, do investimento de R$ 12 milhões, devem iniciar em 2011.


O Residencial Panul contou com o financiamento da Caixa Econômica Federal. “E podemos anunciar nesta noite, que esta obra, além de entregue antes do prazo, está 100% concluída e 100% paga”, destacou Cristiano Richter. Segundo ele, este é o resultado do trabalho de uma grande equipe, que agora se sente orgulhosa “de fazer parte desta Montenegro do futuro”.

Sucesso de vendas, faltando apenas 1 unidade para completar 100% das vendas, o Residencial Panul marca um novo patamar em termos de qualidade de empreendimento imobiliário, trazendo algumas inovações inéditas para Montenegro. Além da beleza arquitetônica com inspiração nas construções da Serra, o empreendimento conta com qualidades que só são encontradas em condomínios fora do município.

Abraço

Panul, na língua nativa indígena chilena, significa abraço. É também o nome da cadeia de montanhas que rodeiam a região dos vinhedos que dá nome à cidade de El Panul no Chile, localizada na belíssima região do Aconcágua.

A idéia principal do Residencial Panul é trazer para os montenegrinos um novo conceito de moradia. Um condomínio harmonioso com segurança, lazer, boa localização e sintonizado com o meio ambiente. Este é um conceito que ganha cada vez mais espaço em outras cidades. Um condomínio para se viver e conviver, e não apenas morar. Mais do que um apartamento, é um lar.

O apartamento foi projetado de maneira a criar uma área íntima e outra social, bem definidas. Pelo acesso principal, o convidado encontrará a cozinha com churrasqueira integrada às salas de estar e jantar, sacada e lavabo. No outro ambiente, 3 quartos com 1 banheiro. O lavabo foi incorporado à planta, junto com a área de estar, como uma solução diferenciada de outros apartamentos da cidade. A cozinha também seguiu uma tendência moderna de integração com a sala de jantar. E claro, a churrasqueira não poderia faltar em um projeto tão bem pensado.


Socialização

Este complexo foi projetado com uma solução diferenciada para o lazer da família. A socialização entre os moradores é muito importante para a harmonia do condomínio. E este complexo de lazer proporciona isso, como o que ocorre no salão de festas com piscina e deck, integrado a uma sala de fitness. Ainda a favor dessa idéia, há um galpão nativo com churrasqueira e dois espaços com bancos e pergolados para as pessoas desfrutarem de um bom chimarrão. Quem possui animais de estimação também não foi esquecido: ao lado do galpão nativo, um espaço para os moradores cuidarem da higiene do seu animal.


falasefatos.com.br

Estudantes da E.M.E.I. Gente Miúda visitam Casa do Produtor Rural

Alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Gente Miúda visitaram, na manhã de hoje (28), a Casa do Produtor Rural. O passeio foi alusivo à VI Semana da Alimentação Orgânica. Um representante da Ecocitrus e uma representante dos Companheiros da Natureza falaram sobre alimentos orgânicos para os pequenos estudantes.


“Não é a primeira vez que eles vêm a este local”, revela a coordenadora da Casa do Produtor Rural, Rosecler de Oliveira. Com freqüência, as crianças vão a Casa para conversar com os produtores. “O objetivo do encontro de hoje é explicar como os produtos orgânicos são produzidos e que eles não possuem venenos”, ressalta Rosecler. A coordenadora da Casa do Produtor Rural, assim como os representantes da Ecocitrus e dos Companheiros da Natureza, esperam que as crianças levem até seus pais o que aprenderam durante a visita.

Para o pediatra da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), doutor Luis Cabral, a iniciativa é muito boa. “A educação alimentar é como a educação social e deve começar cedo”, afirma. Cabral também diz que os pais devem oferecer alimentos de sabores e texturas diferentes para as crianças. “Levar os filhos para a feira e explicar a origem dos alimentos também é importante”, concluí. O pediatra ressalta que o maior exemplo das crianças são os pais, tanto na educação alimentar, como na educação social.

Durante a visita, as crianças realizaram um lanche com bolachas e suco natural. Cada um dos pequenos estudantes também levou para casa uma bergamota.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)



falasefatos.com.br

Secretaria da Fazenda divulga números do 1º quadrimestre de 2010

A Prefeitura de Montenegro, através da Secretária Municipal da Fazenda (SMF), apresentou os números da arrecadação do município relativo aos quatro primeiros meses de 2010. A apresentação ocorreu no plenário na Câmara de Vereadores, na manha desta sexta-feira (28) e foi conduzida pela titular da pasta, Ilse Joner.


Durante a apresentação, Ilse informou que a receita consolidada do município de Montenegro, nesses primeiros meses foi de R$ 34.111.699,66, enquanto a previsão da SMF era de R$ 35.691.813,78. No mesmo período de 2009, a arrecadação foi de R$ 29.300.681,64.

Apesar da arrecadação do IPTU ter sido consideravelmente boa no quadrimestre, em função dos pagamentos em cota única com desconto de 12%, a arrecadação ainda sofre as consequências da crise que se estabeleceu em meados de 2008 e atravessou 2009. “Os repasses constitucionais federais e estaduais, não atingiram a meta estabelecida para o período, principalmente no que se refere ao Fundo de participação dos Municípios (FPM)”, destacou Ilse.

Para a secretária, o bom resultado da arrecadação própria do município é fruto do trabalho realizado pela secretaria tanto na fiscalização como na Diretoria de Receita do Município. “Não podemos ficar dependentes das transferências constitucionais (ICMS, FPM). Temos um potencial muito grande de arrecadação própria e o desempenho das secretarias da Fazenda, Obras e PGM têm contribuído para aumentar a receita própria trazendo assim, o equilíbrio das contas públicas”, disse.

Segundo as perspectivas dos resultados econômicos para os próximos meses, é esperada a retomada do equilíbrio das finanças, melhorando a arrecadação para os municípios. Já no mês de maio, percebe-se o aumento nos repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), como também no FPM. “Esperamos encerrar o exercício de 2010 com a meta de arrecadação atingida”, frisa Ilse. O Orçamento Consolidado do Município para 2010, está previsto em R$ 108.196.900,00.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

Casa de Amparo Mão de Deus é inaugurada

Na tarde da última quinta-feira (27), o prefeito Percival de Oliveira participou da solenidade de inauguração da Casa de Amparo Mão de Deus, localizada no bairro Santa Rita. O local tem capacidade para atender 89 pessoas. Duas alas já estão prontas para atender 54 idosos, que já devem residir na casa nos próximos 15 dias. De acordo com o presidente da Associação Beneficente que gerencia a instituição filantrópica, Celso Pedro Stein, até o final do ano, a terceira ala deve estar pronta, possibilitando os 35 atendimentos restantes.


“Este local trará uma vida digna aos idosos da cidade, especialmente aqueles que não tem para onde ir”, destacou o prefeito Percival de Oliveira em seu discurso. O chefe do Executivo também lembrou o auxílio da Administração Municipal na execução da obra. Segundo Percival, a Prefeitura disponibilizou mais de mil cargas de aterro.

A Casa de Amparo foi construída pelo empresário Athanázio Schneider, com o apoio do Lions Clube Montenegro São João. Na área de 2.069 metros quadrados foram construídos cerca de 40 quartos, cozinha, refeitório, banheiros, lavanderia, escritório e espaço para atendimento médico, além de uma área externa com pátio e jardim.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dique no Rio Caí será tema de encontro regional dos promotores

A possibilidade do dique, construído no Rio Caí, estar provocando aumento no volume das cheias em Montenegro motivou nova audiência na quarta-feira (26), do presidente da Câmara de Vereadores de Montenegro, José Alfredo Schmitz (PPS) com o Promotor de Justiça Thomás de Paola Colletto.


Recentemente, Schmitz conseguiu um avião junto ao presidente do Aeroclube Montenegro, Carlos Eduardo Müller para fotografar a área onde foi construído o dique. O material foi entregue ao promotor, com a solicitação de que fossem analisados os possíveis prejuízos que a obra estaria acarretando aos moradores de Montenegro. A construção, considerada irregular, de um dique em Capela de Santana, criado por uma plantação de arroz, provocou a formação de uma barragem nas margens do Rio. Parte da questão integra processo que tramita na Justiça de Portão.

O promotor de Justiça declarou tratar-se de questão bastante complexa e demorada, que precisa ser analisada com cautela, pois envolve mais de um município. “Levarei o tema para discussão no encontro regional do próximo dia 18, com os promotores que atuam nos municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Caí”, assegurou.

A Justiça de Portão já condenou um dos responsáveis pela construção do dique. Porém, Schmitz acredita que esta pessoa é responsável por um pequeno percentual do problema. Thomás Colletto explicou que, durante a tramitação, são realizados procedimentos investigatórios, que poderão culminar com o ingresso de ações judiciais.

(ACOM Câmara de Montenegro)

falasefatos.com.br

Sujeira no Cais: Legislativo encaminhou representação à Promotoria

Esta semana, o promotor de Justiça Especializada do Ministério Público, Thomás Henrique de Paola Colletto recebeu o requerimento do Vereador Roberto Braatz (PDT), aprovado na sessão de 20 de maio da Câmara Municipal, exigindo providências quanto à situação em que se encontra a Rua Álvaro de Moraes, em virtude do transporte e comércio de areia.


O Vereador inicia argumentando que aquela rua é um dos locais mais aprazíveis de Montenegro, onde está situado o Cais e o calçadão construído pela Prefeitura, tudo isto às margens do Rio Caí, atraindo inúmeras pessoas para caminhadas e momentos de relaxamento e prazer. “Contudo, na beira do rio, sobretudo no trecho entre as ruas Ramiro Barcelos e Assis Brasil, a areia se acumula sobre a pista de rolamento”, descreve. Segundo o requerimento, isto decorre de atividade econômica de empresas que se valem do Rio Caí do cais feito com recurso público e das ruas também executadas, pavimentadas e mantidas com recursos da municipalidade.

Braatz denuncia que o local, neste momento, “está um lixo, com aspecto deprimente”. Qualifica a situação como “um deboche, uma afronta ao Poder Público municipal, no que tange ao Executivo, mas, sobretudo, ao Poder Legislativo”. Prossegue alegando que “pior que desconsiderar os poderes públicos é não demonstrar nenhum apreço com os usuários de bem da beira do rio, sejam moradores, pedestres que caminham ao longo do calçadão ou visitantes”.

Ainda segundo o vereador, “como está, o trecho é fator de risco, de potencial altíssimo, tanto para pedestres, quanto para motoristas, motociclistas e ciclistas”. Exemplifica: “se um carro ou caminhão tiver que frear repentinamente, estando sobre a areia, com certeza não conseguirá parar o veículo, podendo bater em outro veículo ou até mesmo atropelar alguém. Para o motociclista, o risco de derrapagem é muito grande”.

Outro aspecto questionado: “se alguém for vitimado, quem pagará a conta? Possivelmente a Prefeitura será acionada de forma concorrente, senão diretamente, com vistas a indenizar a vítima. Logo, o contribuinte estaria sendo ‘convidado’ a pagar a conta caso houvesse condenação da Prefeitura. Só que até a condenação a vítima estará sequelada, ou com danos materiais”, lamenta.

O texto lembra que a Câmara já promoveu, pelos menos, dois encontros entre as empresas e Poder Executivo, visando “acabar com este absurdo”. Braatz cita que no início foi feita alguma limpeza, mas “passados os dias, a situação volta ao estado anterior, aliás, hoje está muito, mas muito pior”. Para ele, “na verdade não pode é sujar”.

Braatz denuncia que o Poder Executivo não estaria cumprindo a sua função, “que é de coibir este absurdo”. Diante disto, “o Legislativo não pode se calar”. Objetivando preservar o cidadão em caso de acidente de forma direta, por dano físico, moral e material e indireta, caso a Prefeitura venha a ser condenada em processo, por omissão, “quando tem o poder de polícia para coibir o contínuo desprezo dos empresários que estão pondo em risco os contribuintes”. Citando que o Executivo “já foi instado a utilizar o ferramental legal disponível”, Braatz propôs, e os demais Vereadores aprovaram entrar com representação perante o Ministério Público, “objetivando dar fim a esta situação condenável”.

No documento entregue na promotoria foram anexa fotos do acúmulo de areia e várias reportagens veiculadas na imprensa.

(ACOM Câmara de Montenegro)

falasefatos.com.br

Administração Municipal busca solução para moradores da rua Pastor Bruno Stysinski

Na manhã de hoje (27), estiveram reunidos o vice-prefeito, Marcos Griebeler, o secretário municipal de Viação e Serviços Urbanos, Vaceli Flores de Oliveira, o diretor de Serviços Urbanos, Carlos Alberto Scherer, o engenheiro da Prefeitura, Mário Ricardo Mayer Rosa, e o vereador Roberto Bratz. Eles foram verificar uma obra na rua Pastor Bruno Stysinski. Segundo moradores, após o aterramento de um terreno a rua começou a sofrer frequentes inundações.


“A Prefeitura forneceu o material e mas a pessoa encarregada de realizar a obra ainda não completou o serviço que deveria fazer”, lamentou Griebeler. Um dos moradores da rua chegou a abrir a tampa de uma boca de lobo para mostrar como a água não tinha mais saída. “Falta a canalização”, comentou o morador. Vaceli também destacou a importância de completar a obra, lembrando que o problema precisa ser resolvido o mais rápido possível. “Logo começam a chuvas, temos que resolver este problema depressa”, afirma. Segundo o engenheiro Mário, seria preciso fazer uma rede com canos de um metro para que o problema fosse resolvido. No encontro ficou acertado que a equipe da Diretoria de Serviços Urbanos deve iniciar uma limpeza do arroio e bocas de lobo da rua. O vice-prefeito também firmou o compromisso de se reunir com o encarregado da obra e estabelecer um acordo para que ele finalize os trabalhos.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)



falasefatos.com.br

Prefeitura busca ampliação do asilo Lar Sagrada Família

Ocorreu na manhã de hoje (27), no Gabinete do vice-prefeito Marcos Griebeler, uma reunião para tratar de assuntos ligados à ampliação do asilo Lar Sagrada Família. Para o projeto, estão destinados R$ 185.000,00. Deste montante, R$ 150.000,00 virá do Estado, através de uma emenda da deputada estadual Silvana Covatti. O município deve destinar uma contrapartida de R$ 35.000,00.


A Administração Municipal está trabalhando para receber o mais rápido possível os recursos. A diretora de Captação de Recursos, Nádia Fabres, explica que atualmente o procedimento está em processo de complementação. “Assim que a documentação for complementada esperamos apenas a aprovação do projeto”, afirma. O prefeito Percival de Oliveira destacou a importância da ampliação do Lar Sagrada Família e disse que espera que as obras comecem logo.

Também estiveram presentes na reunião as Irmãs Antônia e Nelci, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Dario Colling, o diretor de Projetos de Engenharia, Ricardo Wunsch, e o engenheiro da Prefeitura, Márcio Santos e a engenheira Cleusane Metzen.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)



falasefatos.com.br

Prefeitura encaminha projeto de lei para construção do Trevo da RST 470

A Prefeitura de Montenegro está encaminhou projeto de lei para a Câmara de Vereadores com o objetivo de incluir ação no Plano Plurianual (PPA) 2010-2013 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2010, com o objetivo de abrir crédito especial de R$ 379.794,11 para a realização do trevo de acesso à fábrica de rações da Doux, na RST 470. A mensagem justificativa enviada ao Legislativo destaca que é a obra é de extrema importância para o município. A interseção atual (rótula vazada) vem ocasionando acidentes freqüentes, inclusive com mortes, em razão do grande volume de tráfego de caminhões que acessam a empresa.


Para atendimento à cobertura do crédito especial, servirá de recurso o repasse do Governo do Estado, através do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER), de R$ 303.835,29 e R$ 75.958,82 de contrapartida do município. O projeto deverá ser lido na sessão desta quinta-feira (27) e deverá ir para votação nas próximas semanas.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

Palhaços frustrados

Funcionários públicos municipais que lotaram o Plenário Legislativo durante a sessão ordinária desta quinta-feira (27) foram frustrados ao verem que o objeto de seu protesto fora neutralizado. Os projetos do Executivo, que concediam gratificação para Procurador do Município e aumentava salários de Assessor Jurídico não foram à votação em razão dos pedidos de vistas feitos pelo vereador Joacir Menezes (PMDB)


Ainda antes do início da sessão, já chamava a atenção o movimento dos funcionários portando narizes de palhaços. Mostrando cartazes com críticas às propostas do Executivo, os manifestantes demonstravam seu descontentamento com sua situação. Na bancada, eles tinham uma aliada na figura da vereadora Rose Almeida (PP). Em seu discurso, a progressista criticou seu colega Joacir, pelo pedido de vistas, o que posterga a decisão da matéria. A vereadora mostrou cálculos que demonstram, segundo ela, gastos de cerca de R$ 96 mil por ano se os aumentos forem concedidos beneficiando apenas 11 funcionários. Ela lembrou que foi retirado do orçamento deste ano R$ 100 mil, que seriam utilizados para conceder planos de saúde aos funcionários celetistas, que não possuem o benefício. “Tiraram os 100 mil que ajudaria muitos para dar os 96 mil para poucos”, comparou. Rose foi a única que votou contra o pedido do peemedebista.

Joacir respondeu na tribuna. Segundo ele, “é fácil fazer discursos bonzinhos sobre assuntos já decididos”. Afirmando que sempre vota a favor do funcionalismo, alegou que pediu vistas porque havia detalhes no projeto que ele não entendia. “Todos os vereadores têm este direito. Se não entendem, pedem mais tempo para estudar o assunto”, ponderou.

Os projetos devem ir novamente à votação em duas semanas.

falasefatos.com.br

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Comissão de Cidadania da Câmara tem novos componentes

Reunida quarta-feira (26), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Câmara Municipal de Montenegro escolheu seus componentes para este ano. A presidente será a Vereadora Iria Camargo (PPS), e Joacir Menezes (PMDB) o Secretário. A Vereadora Rosemari Almeida (PP) também a integra, e Ari Müller (PDT), Laureno Renner (PSB) e Marcos Gehlen – Tuco (PT) são os suplentes.


De acordo com a Resolução 136/03, que a instituiu, a Comissão tem a atribuição de receber denúncias de ameaça ou violação de Diretos Humanos e da Cidadania. Apura sua procedência e pode solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidadão para prestar informações, e encaminhar essas denúncias aos órgãos responsáveis pela solução dos casos.

Dentre outras funções, a CCDH ainda pode promover estudos, pesquisas, palestras, oficinas, seminários, conferências, publicações e campanhas sobre os Direitos da Pessoa e de sua Cidadania. Reúne-se a cada duas semanas, nas quartas-feiras, podendo ainda ocorrer encontros em caráter extraordinário.

(ACOM Câmara de Montenegro)

falasefatos.com.br

Um mutirão de limpeza para preservar o Arroio da Cria

No próximo sábado, 29 de maio, a partir das 9 horas, será realizado um mutirão de limpeza do Arroio da Cria, junto à ponte da Rua Hans Varellmann. A iniciativa é de moradores do Bairro Aeroclube e tem como objetivo principal conscientizar a população quanto à importância de preservar o arroio. Os detritos serão retirados da água por voluntários e transportados para local adequado. Para realizar o mutirão, os moradores contam com o apoio da Prefeitura e dos vereadores Laureno Renner (PSB), Marcelo Cardona (PP) e Marcos Gehlen Tuco (PT). “Não é um evento político, mas sim de conscientização. Contamos com o apoio destes vereadores pela afinidade que tem com a nossa comunidade”, dizem Rodrigo Silveira de Ávila e Alfeu Ferreira, idealizadores do mutirão.


Um dos principais afluentes do Rio Caí, o Arroio da Cria nasce na zona rural e percorre longo caminho, passando por diversos bairros, até chegar ao seu destino. Neste trajeto, encontra inúmeros fatores que contribuem para a sua degradação. Recebe detritos industriais, poluição agrícola e, principalmente, lixo urbano. A esses fatores soma-se ainda, a destruição de sua mata ciliar, o assoreamento e a ocupação das margens com construções irregulares.

O Arroio da Cria, hoje, é sinônimo de transtornos, principalmente para os moradores do Bairro Aeroclube. Com qualquer chuva o arroio transborda, invadindo ruas e casas. Sem conseguir seguir seu leito original e ter vazão suficiente para que suas águas desemboquem no rio, o Arroio espalha-se e causa prejuízos a todos aqueles que vivem nas suas proximidades.

Despertar a consciência

Justamente por compreender a importância do Arroio da Cria na cadeia hidrográfica de Montenegro e perceber que muitos dos transtornos por ele causados podem ser evitados com ações de conscientização e limpeza, os moradores do Bairro Aeroclube resolveram promover esta ação. “Mais do que limpar, o mutirão pelo arroio quer conscientizar a população quanto aos prejuízos que a destruição da mata ciliar e o depósito de lixo podem causar”, ressalta Rodrigo. Voluntários do próprio Bairro Aeroclube auxiliarão na distribuição de material educativo (panfleto) e na limpeza do córrego, junto à ponte na Rua Hans Varelmann.

A intenção é envolver toda a comunidade neste trabalho. A participação de crianças (através da mobilização nas escolas no bairro), jovens e adultos é fundamental no aspecto educativo. “Queremos mostrar que o lixo deve ter destino correto. Nunca ser jogado no Arroio”, salienta Alfeu.

Idéia partiu dos moradores

Os organizadores desta ação sabem que ela é apenas paliativa e não resolverá o problema. “O que se busca, com o mutirão, é realizar um ato simbólico para despertar o interesse da comunidade e conscientizar para a importância da limpeza, conservação e preservação”, destacam. Paralelamente, haverá distribuição de material educativo, explicando as conseqüências do depósito de lixo nas águas e o papel que cada morador da região desempenha para que o Arroio da Cria fique limpo e possa seguir seu curso. Também será instalada no local uma lixeira comunitária.

A idéia de limpeza e conscientização surgiu na própria comunidade do Aeroclube, através de moradores que viram nesta iniciativa uma forma de integração e conscientização. “Ao invés de esperar por providências do Poder Público resolvemos agir, integrando todos os vizinhos, escolas, entidades e igrejas do entorno”, finaliza Rodrigo.

A Prefeitura Municipal vai ceder máquinas para auxiliar na limpeza, caminhão para o recolhimento e transporte do lixo, uma lixeira comunitária e uma placa de conscientização. Para os vereadores envolvidos na ação, é importante esta integração entre os moradores e a Administração Municipal. Segundo eles, esta parceria pode despertar o interesse de outras pessoas e servir de exemplo para que sejam propostos outros mutirões pela cidade.

(ACOM Câmara de Montenegro)

falasefatos.com.br

SMS divulga dados das campanhas de vacinação

Os últimos dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apontam que 60,82% da população dentro dos critérios de cobertura da vacinação contra a Gripe H1N1 foi vacinada. Os portadores de doenças crônicas acima de 60 anos foram a maior faixa de idade vacinada, com 117,06% de cobertura. Já a menor taxa é a de portadores de doenças crônicas abaixo dos 60 anos com apenas 40,51% da meta vacinados. Na faixa de idade entre 20 e 39 anos , foram vacinadas 10.956 pessoas. No total, 61,87% das gestantes do município foram imunizadas. Dos 752 trabalhadores da área da saúde 733 foram vacinados.


Até o dia 24 de maio, 3.924 idosos foram vacinados contra a Gripe Sazonal. A população entre 65 e 69 anos foi a mais vacinada, atingindo uma cobertura de 56,50%. A população acima de 80 anos é a mais distante de chegar à sua meta estabelecida, dos 1073 idosos esperados, apenas 523 foram vacinados. 55,08% da população de 75 a 79 anos foi vacinada. Entre os idosos de 60 a 64 anos 52,61% já foram vacinados. Da população de 1378 idosos entre 70 e 74 anos, 684 foram vacinados.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

Exposição do MAM leva público à Terra dos Faraós

Quem quiser fazer uma viajem ao antigo Egito sem sair de Montenegro pode aproveitar a nova exposição do Museu de Artes de Montenegro (MAM). O projeto “Museu Egípcio Itinerante”, do artista plástico Essam Elbattal, foi aberto oficialmente na noite de ontem (25). O ingresso para a exposição custa R$ 7,00. Estudantes acompanhados pela professora pagam R$ 5,00. A exposição segue até o dia 13 de junho e está aberta de segunda a domingo das 8 às 21 horas.


Em dois dias de exposição, cerca de 500 pessoas já passaram pelo sub-solo do MAM para ver as réplicas de múmias, jóias antigas, estátuas, sarcófagos e outros artefatos da cultura egípcia encontrados na exposição, além de comprar souvenirs que estão disponíveis para a venda. “O objetivo da exposição é trazer para a comunidade de Montenegro a cultura do povo egípcio”, destaca a Chefe do Serviço de Patrimônio Público, Rosani Brochier Nicoli. Maiores informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo telefone 3632-1987.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

Comunidade convidada para participar do Plano Diretor do município

A partir desta quarta-feira (26), a Prefeitura de Montenegro irá abrir um prazo de 60 dias para apresentação de sugestões quanto ao teor dos projetos de lei que complementam o Plano Diretor do município, que compreendem o Sistema Viário, Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo, Código de Posturas, Código de Obras, Instituição de Condomínios, Parcelamento de Solo e do Perímetro Urbano. Toda a comunidade pode apresentar sugestões, através de entidade, ou individualmente. Os detalhes foram divulgados numa coletiva de imprensa, no gabinete do vice-prefeito Marcos Griebeler.


A Prefeitura também irá convidar, formalmente, 13 entidades da cidade para participar, apresentando sugestões. As sugestões deverão conter os textos dos artigos em que se propõe a alteração, remetendo-os ao respectivo projeto de lei, bem como acompanhar embasamento técnico/legal ou de interesse público para que se proceda a alteração dos textos originais. As propostas deverão ocorrer em forma documental, identificadas pela entidade participante ou pelo nome do proponente, incluindo endereço e telefone para contato, e entregues junto ao setor de Protocolo da Prefeitura, na rua João Pessoa, 1363, Centro. “Queremos que toda a comunidade participe”, destacou o vice-prefeito Marcos Griebeler.

As propostas serão encaminhadas para análise, realizada por comissão interna composta especificamente para esta finalidade. Terminado o prazo para apresentação das sugestões, a Prefeitura terá o prazo de até 60 dias para análise e formulação de posicionamento quanto a apreciação das sugestões, sendo remetida exposição fundamentada aos que participarem efetivamente do processo.

Os projetos de lei e o regulamento para a apresentação das sugestões estão disponíveis no site www.montenegro.rs.gov.br. Ao acessar a página, é só clicar no link “Município”, no canto superior esquerdo e logo após no link “Plano Diretor”, no canto superior direito. As sugestões aceitas ou não, seguirão juntamente com os projetos para apreciação da Câmara de Vereadores. As demais questões não abrangidas pelo regulamento serão tratadas pela comissão interna que analisará as propostas. Também participaram da reunião a Chefe de Gabinete, Leone Kayzer Bozetto, a secretária municipal de Administração, Ingrid Lerch, o secretário municipal de Gestão e Planejamento, Paulo Zang e o chefe do Serviço de Cadastro Técnico Municipal, Carlos Augusto Wolff.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

terça-feira, 25 de maio de 2010

Obra do conduto pode parar na Justiça

A reunião para tratar da obra do conduto do Arroio Montenegro, ocorrida na noite desta terça-feira, 25, teve acusações, ameaças e desabafos. Presentes representantes do Executivo, diretor da empreiteira e, na platéia, pessoas prejudicadas pelo andamento das obras. Prefeitura vai recuperar a trafegabilidade da Rua Capitão Porfírio até que o impasse com o empreiteiro seja resolvido.


“O contrato é meu, a obra é minha. Se eu quiser, eu paraliso ela por dez anos”, ameaçou Gilvan de Oliveira, diretor da O & A, empresa responsável pela obra. O Procurador Geral do Município, Marcelo Rodrigues reagiu: “vamos notificar a empreiteira para concluir a obra, se não fizer, a Prefeitura faz e vamos discutir por dez anos a questão do pagamento”.

Foi nestes termos o encontro proposto pelo vereador Marcelo Cardona (PP) para debater a situação da obra do conduto do Arroio Montenegro. No plenário, moradores e comerciantes da Rua Capitão Porfírio, principal via atingida pela obra, reclamaram que a Prefeitura não esclarecia de vez a situação e os motivos da demora em começar a pavimentação. O vice-prefeito Marcos Griebeler, acompanhado do procurador, do engenheiro Marcio Santos e do diretor financeiro da Prefeitura, tentavam responder às queixas.

Atraso

Cardona lembrou que já era a quinta reunião para tratar do assunto. “Na última, em novembro, foram assumidos vários compromissos que não foram cumpridos”, assinalou. O vereador destacou ainda que a obra começou há 13 meses, sendo que a previsão inicial era para sete meses.

Por parte da Administração Municipal, Griebeler explicou que o atraso, no momento, se devia ao fato de atraso no pagamento do empreiteiro. “A importação de terra que ele teve que fazer para o último trecho e os poços de visitas não estavam previsto no projeto original. Ele fez mesmo assim, depois nós aprovamos o aditivo, só que a Caixa Econômica Federal (CEF) ainda não aprovou o pagamento. E ele diz que enquanto não receber não pode dar andamento na pavimentação”, explanou.

Gilvan de Oliveira, após ouvir a todas as reclamações e explicações, procurou ser claro: “Enquanto eu não receber os 400 mil Reais da parte que eu já fiz, enquanto eu não tiver certeza de que forma vou receber pelo asfalto, eu não começo o asfaltamento”. Diante das manifestações, ele explicou. “Em novembro do ano passado foi visto a necessidade de colocação de poços de vigia. Logo depois vimos que a terra do último trecho da obra (entre as ruas Osvaldo Aranha e Santos Dumont) não era boa, aceitamos tocar a obra enquanto a Prefeitura buscava a aprovação da Câmara para o aditivo. São 400 mil Reais que eu tenho para receber há seis meses”.

Os representantes do Executivo concordaram que está havendo atraso na liberação por parte da CEF, mas Marcelo Rodrigues foi enfático: “O interesse público se sobrepõe ao interesse privado. Por isto entendo que a obra não pode ficar paralisada”. Mesmo com a afirmativa do vice-prefeito, de que estão usando o bom senso para não cair em processo judicial, o procurador do município frisou: ”vamos notificar a empreiteira para que continue as obras, se não a Prefeitura vai fazer e descontar dele depois”.


Manutenção

A principal reclamação dos moradores é em relação às condições da via. Marcelo Cardona lembrou que na reunião de novembro a Administração havia se comprometido a fiscalizar a manutenção de trafegabilidade das ruas José Luis e Capitão Cruz. “Será que não dá para colocar uma brita naquele barro?”, questionou uma moradora. Segundo Marcos Griebeler, a Prefeitura não pode interferir no andamento da obra, porém, acabou cedendo à pressão. Marcelo Rodrigues mais uma vez confrontou o empreiteiro. “Se a empreiteira não fizer, nós (prefeitura) faremos e cobramos depois”.


Pagamento

De acordo com o engenheiro Marcio Santos, o engenheiro da CEF, responsável pela aprovação da verba, estaria empenhado em liberar os 400 mil Reais ainda nesta semana. Mas Gilvan mais uma vez foi claro: “Além do atrasado, eu vou querer garantia de que vou receber pelo asfalto, antes de começar os trabalhos”. Diante das reclamações e acusações de que sua empresa não teria condições de fazer a obra, Gilvan desabafou: “estou cansado de ser ofendido!” e desafiou: “alguém me aponte uma empresa que pode esperar seis meses para receber 400 mil reais”. O silêncio da platéia foi a resposta.


falasefatos.com.br

“Bullying” será discutido na Câmara

Na pauta de votação da Sessão da Câmara, quinta-feira, os vereadores estarão votando três projetos e um requerimento. De autoria do vereador Marcos Gehlen “Tuco” (PT), a proposta é a realização de reunião para tratar das problemáticas na educação. Entre os temas está o “bullying” uma preocupação vivida nas escolas. Tuco relata que a cada dia, fica mais evidente as múltiplas problemáticas envolvendo crianças e adolescentes. “Não bastasse a vulnerabilidade social vivida por uma grande maioria, bem como a problemática das drogas, são notórios os conflitos de relacionamento, sobretudo no ambiente escolar”, acrescenta o vereador.


O petista lembra que a criação de estereótipos, discriminação, vexação e outras práticas excludentes e inibitórias, infelizmente fazem parte do cotidiano dos estudantes. “No ano passado, participamos do 1º Seminário Estadual de Interlocução “Violências Sociais e Seus Reflexos na Escola” onde o tema “ Bullying” foi amplamente discutido e confirmado como um problema vivido pela maioria das escolas em todo o mundo. Nossa preocupação chega ao limite ao ver na imprensa, que mais um estudante adolescente perdeu a vida por conta dessa prática que se não for veementemente combatida, tomará proporções jamais vistas”, acrescenta.

Segundo Tuco após ter conversado com diversas direções de escolas do município, constatou que nossa cidade também sofre desse mal e que até o momento, somente iniciativas isoladas, por parte de direções e professores de escolas sem haver discussões mais amplas e ferramentas adequadas para o enfrentamento da questão.

Caso o requerimento seja aprovado, a reunião envolvendo Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, escolas Municipais, Estaduais e Particulares deverá ser realizada no dia 09 de junho, às 9h30min no Plenário da Câmara.

Outros Projetos em votação

Alteração na lei que dispõe sobre a Política de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social do Município. Pela proposta de mudança o incentivo de pagamento de aluguel será apenas a partir da assinatura do Termo de Incentivo que será firmado após a vigência da Lei. Com isso, será evitado que o beneficiário solicite o pagamento de aluguel quando o contrato de locação já esteja em andamento.

Altera o padrão de vencimentos do cargo de assessor jurídico no Quadro dos Cargos em Comissão e Funções Gratificadas. O assessor jurídico passa do padrão 9 para 10. Na prática o salário passa de R$ 2.346,94 a R$ 3.352,77.

Outro projeto que trata da vida funcional dos servidores jurídicos é o que permite o pagamento de gratificação por dedicação exclusiva aos procuradores. A gratificação será paga no percentual de 80%sobre o padrão 10, classe A da tabela de cargos e salários da Prefeitura. Ou seja, caso o servidor faça a opção pela dedicação exclusiva receberá um acréscimo de R$ 1.788,14 mensalmente.

(ACOM Câmara de Montenegro)

falasfatos.com.br

Domingo no Parque encerra atividades do mês de aniversário do município

A 5ª edição do Domingo no Parque será neste domingo, 30 de maio, a partir das 14h, no Parque Centenário. Segundo o diretor de Cultura, Edson Maciel, várias atrações estarão se apresentando no palco, instalado em frente ao antigo Restaurante. Maciel destaca que, nesta edição do evento, será uma parceria com o MC Pedrão e Rádio Viva FM. Das 14 às 16 horas, haverá a apresentação da Caravana HIP HOP e MC Pedrão e das 16 às 18 horas, as atrações serão JP e Cia Musical e Deividi Braun, apresentadas pelos comunicadores da Rádio Viva.


O “Domingo no Parque” tem a participação da Casa do Produtor, Estação Turismo, Artesanato, Piquete XV de Novembro, Brinquedos Infantis, Grupo Tarca, CTG Alma Estradeira, Gols e Praça de Alimentação. A organização é da Prefeitura de Montenegro, através da SMIC, SMEC e SMAM, com apoio da UNIMED Vale do Caí, Tasca Produções, SCHIN, Ponche Verde, Radio América, Rádio Viva FM, TV Cultura e Jornais: Ibiá, Fato Novo, O Progresso e Hoje. Em caso de chuva, o evento fica cancelado. “Cada vez mais o público tem prestigiado as edições do “Domingo no Parque”, afirma Maciel.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

Convênio entre a Prefeitura e o CREA começa a ser realizado

Iniciam nesta semana as ações em conjunto da Prefeitura de Montenegro e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS). No dia 27 de março, foi assinado o convênio de mútua cooperação entre as partes para uma maior fiscalização no município. Na manhã de hoje (25), ocorreu uma entrevista coletiva na Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) para explicar como serão realizadas as ações da parceria.


O Inspetor-Secretário do CREA de Montenegro, João Ângelo Lermen, destaca que o objetivo da instituição é firmar convênios semelhantes com as 41 sedes de inspetorias regionais do Estado. “É um ganho para o município, haverá uma multiplicidade de ações”, garante. Atualmente o CREA de Montenegro trabalha com três agentes fiscais, dois residentes e um volante. Por semana, cada fiscal vistoria cerca de 40 obras. A partir desta semana, os agentes fiscais da Prefeitura acompanharão os agentes do CREA nas visitas. A função de fiscalização do Conselho é averiguar a atuação do profissional, enquanto a Administração Municipal verificará se a obra está regularizada.

“Este é o pontapé inicial na regularização de obras”, afirmou o Secretário de Obras Públicas, Ricardo Senger. O convênio, que está firmado até o final da atual gestão, tem como principal objetivo a integração da fiscalização do CREA com a Prefeitura. “Com a intensa fiscalização o município poderá arrecadar ainda mais com a regularização de obras e com o IPTU”, lembra Senger. O secretário ressalta que quem possui uma obra irregular ainda pode regularizá-la para evitar problemas futuros. A fiscalização deve ocorrer em residências, prédios comerciais e industriais. “O município tem poderes que serão exercidos”, conclui Senger.

Denúncias de obras irregulares podem ser feitas por escrito e enviadas para a Secretaria Municipal de Obras Públicas ou para o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Também estiveram presentes na coletiva o Diretor de Fiscalização de Obras e Postura, Astor Pedro Lermen, e fiscais da Prefeitura e do CREA.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

sábado, 22 de maio de 2010

Cruz Vermelha ensinou o que não se deve fazer após acidentes

Muitas vezes a ânsia de ajudar alguém pode piorar o trauma sofrido. A partir desta constatação, a Cruz Vermelha esteve presente na promoção Ação Global 2010, realizando palestras sobre como realizar os primeiros atendimentos a pessoas que sofram algum tipo de acidente.


Thiago dos Santos, coordenador do Departamento de Socorro a Desastres da Cruz Vermelha do Rio Grande do Sul, explica que o grande número de acidentes domésticos poderia ser bem menor, se alguns pequenos cuidados fossem tomados. “Temos que deixar produtos perigosos longe do alcance de crianças”, ressalta. Entre os produtos causadores de acidentes, Thiago destaca água sanitária e remédios coloridos como os que mais atraem a atenção dos pequenos.

A Cruz Vermelha fez durante o Ação Global, demonstrações de como agir em situações de parada cardíaca, engasgamento e choques de cabeça. “Nestas horas é melhor sabe o que não se deve fazer”, frisou Thiago.

falasefatos.com.br

Identidade do Rio Grande do Sul é a mais segura do País

A afirmação é do diretor da Capital do Departamento de Identificação, Eduardo Marques Lourenço. Durante a promoção Ação Global, realizada sábado, dia 22, 300 pessoas aproveitaram para fazer sua identidade civil ou fazer segunda via.


Eduardo explica que no estado a identidade passa por um processo de análise de digitais, por isto não é entregue na hora. “Possuímos, desde 2006, o equipamento AFIS, que compara impressões digitais, igual ao do seriado de TV CSI”, relata. Desta forma, segundo ele, “podemos flagrar se alguém está tentando tirar uma identidade falsa”. Além disto, só no RS não é usado mais tinta para coleta de digitais no Ação Global. “Instalamos os equipamentos que captam a impressão digital, foto e assinatura, tudo digitalizado”, destaca.

Entre as 300 pessoas que encaminharam o RG, estava o casal Elamire Carneiro e Manuela Schmidt. Moradores da localidade de Vendinha, ambos não possuíam o documento. “A gente tem todo o resto, mas a identidade faz falta”, deduz Elamire. Satisfeitos com o comprovante, eles não vêem a hora de retirar o RG. No Rio Grande do Sul, o prazo de entrega do documento é de cinco dias.

falasefatos.com.br

Dia do Sim coletivo

Durante a promoção Ação Global 2010, realizada neste sábado (22) no Sesi de Montenegro, 41 casais aproveitaram para firmar compromisso civil após anos de convivência. Promovido pela Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, o casamento coletivo foi a chance de pessoas que não dispunham dos recursos financeiros – ou que simplesmente sonhavam com o casamento oficial – assumirem a relação diante do Juiz de Paz e do Tabelião.


Entre os ‘noivos’, pessoas de todas as idades. Como o casal Ariadene Jeseane Veríssimo da Silveira, 18 anos, e Erickson de Oliveira Bittencourt, 21. Após seis anos de relacionamento, e um filho de um ano e meio, os jovens aproveitaram a promoção do Ação Global para oficializarem a união. “É uma oportunidade única, que trouxe felicidade pra gente”, afirmou Ariadene.




Após 25 anos de relacionamento, duas filhas e três netos, Moacir Ferrari da Rocha (56 anos) e Francisca Elisabete da Silva – que a partir da cerimônia acrescentou o Rocha ao sobrenome – mostravam-se emocionados no evento. “É a realização de um sonho”, definiu Francisca, de 54 anos.

falasefatos.com.br

Atriz da Globo passou por Montenegro

A atriz Carolina Oliveira esteve na abertura da Ação Global – ocorrido neste sábado, 22 – e após a cerimônia atendeu aos fãs, ávidos por fotos e autógrafos. Com uma simpatia que mal disfarça a genuína timidez, Carolina falou rapidamente com a reportagem. Ela estará na próxima novela das 19 horas da Rede Globo – remake de T-Ti-Ti – no papel de Gabriela.


Carolina faz 16 anos em novembro, mas já é conhecida do grande público desde os dez anos de idade, quando protagonizou a microssérie “Hoje é Dia de Maria”, em duas edições. A atuação lhe rendeu indicação ao prêmio International Emmy de 2005.

Depois, em duas novelas, mostrou talento para interpretar personagens polêmicos. Em “Páginas da Vida”, ela deu vida a uma menina que tinha preconceito racial. Mais recentemente, em “Caminho das Índias”, sua personagem se rebelou contra a cultura do casamento arranjado, comum entre os indianos. No cinema ela está em “Amazônia Caruana”, de Tizuka Yamazaki, que deve estrear no segundo semestre deste ano.

Para o próximo trabalho talvez não haja tanta polêmica. “Ainda está muito no começo, não tenho muita informação sobre a personagem”, explica a atriz. Mas o pouco que sabe já a deixa empolgada. “A Gabi é uma fofa. Trabalha na cantina da família”, ressalta Carolina, destacando a ligação da personagem com a mãe, que será interpretada por Dira Paes. O fato de a personagem ter 19 anos, três a mais que ela, não preocupa. “Não acho que será problema, não, é mais um desafio”, pondera.

falasefatos.com.br

Ação Global contou com bom público

No último sábado (22), no SESI de Montenegro, ocorreu a 15ª edição da Ação Global, evento anual do SESI em parceria com a Rede Globo. Na cerimônia de abertura, o diretor de Eventos da RBS, Claro Gilberto, ressaltou a importância do projeto. “Nos sentimos realizados quando fazemos alguma coisa pela comunidade”, afirmou.


O empresário montenegrino Heitor Müller, vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e presidente do Conselho Consultivo do SESI em Montenegro, lembrou o lema do evento: “quem pratica responsabilidade social deixa marcas para o futuro”. Müller destacou que a Ação Global “estimula os empresários a assumir causas sociais em benefício das comunidades em que estão inseridos”.

O prefeito Percival de Oliveira saudou a oportunidade proporcionada a Montenegro, salientando que “a solidariedade e prestação de serviços oferecidos beneficiam a população mais carente”. Percival ressaltou sua preocupação com a área social, lembrando a criação, neste ano, da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, liderada por Leda Esmério.

No palco, com as autoridades, estava a atriz da Rede Globo, Carolina Oliveira, que vai participar da novela Ti-Ti-Ti, próxima atração das 19 horas da emissora.

Durante a manhã ocorreu o casamento coletivo, que uniu pelo Código Civil 41 casais.

Com o dia de sol e tempo bom, um excelente público foi até o SESI para usufruir dos 135 serviços oferecidos, que foram desde a emissão de Carteira de Identidade, passando por cabeleireiro e massagista, até dicas de primeiros socorros.

falasefatos.com.br

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Comunidade do Pesqueiro quer sirene para avisar fugas da Modulada

A sessão da Câmara Municipal de quinta-feira (20) mais uma vez foi realizada fora de suas dependências. Nesta etapa do projeto de interiorização de seus trabalhos, o Legislativo foi à localidade de Pesqueiro, na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Um dos pedidos foi a colocação de uma sirene na Penitenciária Modulada, para avisar a população local quando houvesse fuga de presos.


Da tribuna, representando a comunidade, o empresário Miguel Dias mais uma vez repetiu a mesma solicitação: “olhai por nós, o interior é importante para o município, façam uma melhoria imediata nas nossas estradas”. Solicitou também que a Unidade Móvel de Saúde atenda os moradores, o que, segundo ele, não estaria acontecendo.

Um pouco inusitada foi sua última solicitação, de que fosse instalado um sinal sonoro na Penitenciária Modulada de Pesqueiro, para comunicar os moradores quando ocorrer alguma fuga. “O morador chega a sua casa e se depara com a presença de um apenado. Se houvesse uma sirene, a população ficaria mais atenta”, disse Miguel.

Presentes o Prefeito em exercício Marcos Griebeler (PP), que vem participando de todas as sessões da Câmara no interior, e os Secretários de Agricultura Carlos Einar de Mello, o “Naná” e de Viação e Serviços Urbanos, Vaceli Flores de Oliveira.

Na tribuna, Marcos Griebeler assegurou que a Unidade Móvel atenderá Pesqueiro assim que estiverem funcionando os postos da Estratégia de Saúde da Família de Santos Reis e de Muda Boi. Quanto à qualidade das estradas, o Prefeito em exercício concordou com Miguel. “Conseguimos licenciar duas saibreiras e estamos em processo de aquisição de novos maquinários. Com isso, estradas como a de Pesqueiro serão melhoradas de maneira significativa”, prometeu.

Quanto à instalação de alarme sonoro na Penitenciária, Griebeler alegou que Prefeitura e Câmara teriam de solicitar conjuntamente a melhoria junto à Susepe, órgão estadual responsável pela administração das casas prisionais. A maioria dos pronunciamentos dos Vereadores foi neste sentido, sendo lembrada ainda a promessa do Governo do Estado, na época da instalação da Modulada de Pesqueiro, de que seria asfaltada a estrada.

Foram aprovados ainda Pedidos de Providência, de Informação e um Requerimento do Vereador Roberto Braatz (PDT). O vereador propôs que a Câmara faça uma representação ao Ministério Público, relativa ao acúmulo de areia no Cais, promovido pelas empresas que exploram o serviço.

(ACOM Câmara de Montenegro)

falasefatos.com.br

XIII Marcha termina com novos compromissos do governo com o municipalismo

A participação do presidente Lula, acompanhado do vice José Alencar e uma comitiva de 18 ministros, marcou o encerramento da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios nesta quinta-feira (20). Ele e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, fizeram uma avaliação sobre os avanços da relação entre governo federal e Municípios nos últimos anos. “A presença do Governo Federal legitimou o nosso movimento. Essa é uma de nossas maiores conquistas. Sempre existirão conflitos federativos, problemas a resolver, mas essa parceria é uma realidade hoje”, destacou Ziulkoski em discurso.


Ziulkoski também apresentou as principais reivindicações do movimento municipalista. A primeira refere-se à instabilidade dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Precisamos de um novo auxílio financeiro para fechar contas, como vamos suportar o impacto do novo piso dos agentes de saúde se for aprovado?”, questionou.

A falta de regulamentação da emenda 29 foi a segunda a ser lembrada. “Os deputados precisam votar. É preciso obrigar os Estados a investirem o que está exigido na Lei. Os Municípios estão sangrando os seus orçamentos para sustentar a Saúde no Brasil”, destacou Ziulkoski.

O último tema lembrado foram os Royalties: “Nós, os Municípios, não vamos tolerar que R$ 11 bilhões fiquem nas mãos da União e de apenas 29 Municípios e 5 Estados”, disse, referindo-se às participações especiais.



Conquistas

Partiu do Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o anúncio de novas conquistas do movimento municipalista. Lula assinou mensagem presidencial ao Congresso Nacional que encaminha Projeto de Lei para dar nova redação e acrescentar dispositivo à Lei 10.683/2003 que dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios. O objetivo é instituir o Comitê de Articulação Federativa (CAF) na forma de lei.

Outro Projeto de Lei Complementar encaminhado a Congresso dispõe sobre a alteração da Lei Complementar 62/1989 para estabelecer uma sistemática de equalização para a entrega de valores ao FPM.

Outro decreto instituiu o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas. Lula destacou que o projeto pretende prevenir o uso e estimular a reinserção social de usuários de entorpecentes. Ele pediu apoio e afirmou que os Municípios também receberão recursos financeiros para manter essa iniciativa.

Padilha também afirmou que uma Medida Provisória (MP), assinada pelo presidente, estabelece que o Cadastro Único de Convênios (Cauc) não será mais exigido para transferência de recursos em convênios em andamento. O Cauc também deixará de ser exigido para o recebimento de verbas no programa Territórios da Cidadania.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

Montenegro está preparada para o Dia do Desafio

Montenegro e San Vicente, de El Salvador, disputarão no dia 26 de maio quem consegue mobilizar mais pessoas a fazerem atividades físicas no Dia do Desafio. O evento terá início à 0 hora do dia 26 com a cerimônia de abertura na Estação da Cultura. O diretor de Turismo do município e Coordenador Municipal do Dia do Desafio 2010, Atulfo Escher, diz que o principal objetivo do evento é mobilizar as pessoas para que elas saiam da rotina por 15 minutos.


“Ir a pé para o trabalho também conta, é uma atividade física e quebra a rotina”, explica. Segundo ele planilhas onde serão registradas as atividades e números de participantes foram entregues em escolas e instituições. “Quem fizer uma atividade com um grupo de amigos pode ligar para o Sesc pelo telefone 3649-3403 e informar qual a atividade que realizou e o número de participantes”, ressalta Ataulfo.



Confira a programação do Dia do Desafio:

0 hora – CERIMÔNIA DE ABERTURA DO DDD 2010 na ESTAÇÃO CULTURA - com pronunciamento do Sr. Prefeito Municipal Percival Souza de Oliveira, apresentação artística com Débora e 15 minutos de atividade física;

0 hora até 20h30min – Ação DDD nas Empresas e Comércio local;

0 hora até 7 horas – DDD na madrugada;

7 horas – ALVORADA FESTIVA em frente à prefeitura;

7h30min até às 20h30min – Distribuição gratuita de chimarrão pela ERVATEIRA XIMANGO;

7 horas até 20h30min – Ação DDD no comércio local;

7h30min até 20h30min – Academia do SESC na praça com bicicleta e jump;

7 horas até 19 horas – Creche PINGO DE GENTE promove “Um dia de Professora” onde as mães irão cuidar das crianças durante o dia;

8h15min – Ação DDD no Palácio Rio Branco – Ginástica laboral e recreativa em frente à Prefeitura (Servidores Municipais (Palácio, SF, Smop, PGM, SMIC, Diretoria de Trânsito, PAM, Vigilância Sanitária, Conselhos, Funcionários dos Correios, Servidores do INSS e Receita Federal e comunidade em geral, etc.)) – haverá fechamento da Rua João Pessoa;

8 horas até 12 horas: Atividades físicas com colaboradores do Hospital Unimed Vale do Caí, Operadora e Espaço Vida;

8 horas até 9 horas – Aula da Maturidade Ativa na Praça dos Ferroviários;

8 horas até 12 horas – Demonstração de defesa pessoal e taekwondo pela escola BLACK BELT;

8 horas até 20h30min – Presença das EMBAIXATRIZES do Hospital Montenegro em conjunto com a Escola de Enfermagem da OASE, recolhimento de alimentos e presença dos Doutores da alegria;

8 horas até 17 horas – Orientações do CONSELHO TUTELAR na Praça dos Ferroviários;

8 horas até 20h30min – Distribuição gratuita na Praça dos Ferroviários pelo SENAC de mudas nativas doadas pela Sec. Mun. de Meio Ambiente;

8 horas até 20h30min – Atividades desportivas na BRASPORT em conjunto com a Escola de Futebol Luiz Carlos Wink;

9 horas às 17h30min: Tenda da UNIMED com medições de pressão arterial, IMC, HGT; informações sobre nutrição e atividade física com Educador físico e Nutricionista do Espaço Vida Unimed; divulgação de atividades, grupos de

prevenção e campanhas do Espaço Vida Unimed.

9h30min até 10h30 min – Aula da Maturidade Ativa na Praça dos Ferroviários;

13h30min às 16h30 min – Maquiagem infantil realizada pela equipe do PIM;

15 horas – Caminhada MATURIDADE ATIVA e Grupos do Espaço Vida UNIMED saída do SESC até a praça com acompanhamento da ambulância e profissionais do SOS UNIMED;

15 horas – Atividades físicas e recreativas coordenadas pela ACADEMIA XEPPA SPORTS e GRUPO GINGA BRASIL;

15h30min – Chegada da caminhada da Maturidade Ativa com abraço coletivo na praça Rui Barbosa;

15h30min – Aula de Dança da ESCOLA DE DANÇA EXITO;

16h30min – Atividade no MAC;

18 horas – Aula do Stúdio de Dança BALANCE;

17h30min às 18h30min: Aula dos grupos de Manutenção do Espaço Vida Unimed na Praça dos Ferroviários

18h30min: Atividade Física para participantes do Curso de Gestantes do Espaço Vida Unimed

18 horas até 20h30min – Atividades desportivas no CENTROBOL;

19 horas – Atividade artística no Supermercado IMEC;

19 horas – Encerramento com a BANDA KI MARRA.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ex-Prefeito Ivan Jacob Zimmer recebe homenagem com nome em Avenida

Ocorreu na manhã de hoje (20) um ato simbólico de descerramento das placas da Avenida Ivan Jacob Zimmer, antiga Avenida Itália. A homenagem ao ex-prefeito partiu da bancada do PP na Câmara de Vereadores. O vice-prefeito, Marcos Griebeler, esteve no evento representando a Administração Municipal e destacou a importância da via. “Esta avenida é fundamental para o Plano de Mobilidade Urbana. Ivan é um ícone da cidade e foi homenageado com uma avenida de grande importância”, destaca.


Estiveram presentes na cerimônia a ex-primeira-dama, Maria Helena Zimmer, uma das filhas de Ivan, Suzana Zimmer, e o neto de Ivan, Luiz Henrique Zimmer Heller. O presidente da Câmara de Vereadores, José Alfredo Schmitz, os vereadores Marcelo Cardona, Edgar Becker, Iria Camargo e Rosemari Almeida estiveram no local. O diretor de Departamento de Transporte e Trânsito, Luiz Fernando Flores da Silveira, também participou da cerimônia.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

Casamento Coletivo é destaque do dia da “Ação Global”

Quarenta e um casais irão oficializar as suas relações no dia 22 de maio, sábado. O casamento coletivo está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania e fará parte da programação do evento “Ação Global”, do Sesi e Rede Globo. Haverá apenas casamento civil, com início às 10 horas. O casamento é realizado dentro do Projeto Emancipar-RS, no eixo da cidadania.


Dois juízes de paz e um mesário do cartório de registro civil estarão legalizando as relações dos casais. “Todos os casais já possuem uma relação estável. Há o caso de um casal que vive 33 anos juntos”, destaca Leda Esmério, secretária de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania. Há também o caso de uma noiva que entrará no nono mês de gestação no dia do casamento. Funcionários da secretaria e voluntárias formaram um grupo para maquiar as noivas. Leda também destaca o entusiasmo dos noivos. “Há casais que mobilizaram a comunidade onde moram para ajudar com o vestido da noiva e outros arranjos”, afirma.

Houve alguns contra-tempos que atrapalharam na grandeza do evento. 50 casais eram esperados para o casamento, porém alguns moravam em cidades distantes e não conseguiram os documentos necessários para oficializar a relação a tempo. A secretária de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania lembra que houve uma participação ativa dos filhos dos casais. “Muita gente se envolveu neste projeto”, ressalta.



Programação do dia da “Ação Global” divulgada

Dupla Enzo e Rodrigo fará show de encerramento do evento. Presença da atriz Carolina Oliveira, que trabalhou na novela Caminho das Índias como Chanti Ananda, também está confirmada. O evento tem início às 9 horas e encerramento às 17 horas.



Confira a programação completa:

09h às 10h – Abertura

09h às 17h – Prestação de Serviços e Atividades

10h às 11h – Casamento Coletivo

11h às 17h – Atividades Culturais

17h – Encerramento com Show Enzo e Rodrigo

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Em Montenegro 30% da população entre 30 e 39 anos já foi vacinada

Desde o início da quarta etapa da vacinação contra a gripe H1N1, no dia 10 de maio, pouco mais de 2.500 pessoas na faixa de idade entre 30 e 39 anos receberam a vacina. A meta do município é vacinar 8.600 pessoas nesta faixa de idade. O percentual total dos vacinados no município é de 55%. 113,70% foi o número de idosos vacinas contra a gripe A, superando a expectativa.


As vacinas contra a gripe H1N1 podem ser realizadas no PAM, na Olavo Bilac, e na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 16h30. O Estratégia Saúde da Família I, no bairro Germano Henke, também está vacinando das 13 horas às 16h45min e o Estratégia da Família III, ao lado da Delegacia, das 7 horas ao meio-dia e das 13h30min às 16h30min.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)



falasefatos.com.br

Covatti apresenta emenda para construção do novo Terminal Rodoviário

O Deputado Federal Vilson Covatti (PP-RS) apresentou uma emenda de R$ 700.000,00 para a construção do novo Terminal Rodoviário será construído na rua José Luiz, entre as ruas Assis Brasil e Doutor Flores, onde ficava localizado o antigo almoxarifado da Prefeitura. A confirmação ocorreu durante visita do prefeito Percival de Oliveira ao gabinete do parlamentar, em Brasília, na tarde da última terça-feira (18). A obra está orçada em R$ 1 milhão. Covatti já havia recebido cópias do projeto do Terminal e do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, que foi desenvolvido pela empresa Pró-Cidades.


"É um projeto muito importante para o desenvolvimento urbano da cidade", destacou o chefe do Executivo. O município aguarda a liberação dos recursos por parte do Ministério das Cidades. "Vamos trabalhar para que isso ocorra o mais breve possível", anunciou Covatti.

O projeto para o Terminal Rodoviário prevê a distribuição das plataformas dos ônibus, com possíveis sugestões de fluxo dos veículos. O local também contará com um guichê para atendimento ao público, um vestiário com chuveiro para os motoristas, além de banheiros com fraldário. O segundo andar será destinado para a Diretoria de Trânsito do município. O espaço terá uma estrutura concebida para facilitar a manutenção dos veículos, promovendo uma melhor integração das linhas de ônibus, além de um maior aproveitamento da estrutura da frota. O projeto está sendo cadastrado no Ministério das Cidades.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

Plenário de prefeitos aprova propostas da CNM para melhorias nos Municípios

No final da manhã desta terça-feira (18), o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apresentou aos prefeitos duas sugestões da entidade em busca de melhorias aos Municípios. As duas referem-se, respectivamente, à extinção das emendas parlamentares individuais e a segunda à extinção do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). Democraticamente, eles aprovaram as propostas por unanimidade.


Em substituição às emendas individuais ao Orçamento Anual da União, a CNM propôs a criação de um fundo específico para a infraestrutura municipal. Os recursos, destinados às áreas urbana e rural, serão rateados pelos mesmos critérios de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ziulkoski destacou que os recursos do Fundo serão oriundos da transferência de 1,5% da Receita Corrente Líquida (RCL) anual da União. Em 2009, por exemplo, a RCL da União atingiu a cifra de R$ 437,1 bilhões. Ou seja, para o Fundo teriam sido destinados R$ 6,557 bilhões no ano passado, em substituição às emendas individuais.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

Percival participa de abertura da XIII Marcha a Brasília

O prefeito Percival de Oliveira participou da abertura da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta terça-feira (18). O evento é organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O plenário esteve completamente lotado de gestores municipais e contou com a presença dos presidentes das entidades estaduais filiadas à CNM, deputados e os ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha e das Cidades, Márcio Fortes. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, liderou a cerimônia. Durante a abertura, cinco presidentes de associações estaduais, representantes as cinco regiões do País, discursaram para os gestores. Cada um deles expôs as necessidades dos Municípios e a diversidade desses entes.


Eles defenderam mais uma vez o Pacto Federativo, a regulamentação da Emenda Constitucional 29 – que financia a saúde pública-, a aprovação do projeto que prevê a distribuição dos Royalties de petróleo e o Apoio Financeiro aos Municípios. Já o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, afirmou que espera uma resposta positiva em relação às reivindicações dos Municípios. Ziulkoski reconhece que os recursos para os Municípios têm avançado desde 2003. No entanto, o planejamento orçamentário dos Municípios de 2010 foi feito com base no orçamento da União, que estimou em R$ 56 bilhões o total de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Só que ato do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão revisou e reduzir o valor para R$ 53,5 bilhões.

“Espero que até quinta-feira (20/05), o governo anuncie mais uma ajuda aos Municípios”, disse Ziulkoski. A crise está sendo combatida com sabedoria, reconheceu também, mas isso não reflete no FPM. “A economia do País tem andado, mas no Imposto de Renda (IR) e no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que são a base não evoluiu”, constatou. De acordo com o presidente da Confederação, os Municípios esperam do governo a mesma atitude de 2009, quando constatou a dramática situação das prefeituras e liberou o Apoio Financeiro de R$ 2,3 bilhões.

“É no município que o cidadão busca seus direitos, como saúde e educação”, lembrou o prefeito Percival de Oliveira. “Por isso, os municípios devem estar unidos, buscando cada vez mais recursos junto ao Governo Federal”, finalizou. A Marcha dos Prefeitos se estende até quinta-feira (20/05), em Brasília.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

terça-feira, 18 de maio de 2010

Nesta quinta, a sessão da Câmara será em Pesqueiro

A cada dois meses a Câmara de Vereadores realiza sessões fora de sua sede, deslocando os trabalhos para o interior de Montenegro. Nesta quinta (20) estará na localidade de Pesqueiro, no pavilhão da Igreja Nossa Senhora da Conceição.


A partir das 20 horas, aquela comunidade terá oportunidade de conhecer melhor os trabalhos legislativos. Logo no início, um representante apresenta as principais reivindicações do lugar. Assim como nas sessões anteriores, Secretários e o Vice-Prefeito deverão estar presentes.

Duas matérias serão votadas. A primeira é um requerimento do Vereador Roberto Braatz (PDT). Propõe que a Câmara represente ao Ministério Público para, em suas palavras, “dar fim à situação condenável do acúmulo de areia, decorrente da atividade econômica de empresas que se valem do Rio Caí, no Cais feito com recurso público e nas ruas também executadas, pavimentadas e mantidas com recursos da municipalidade”.

Braatz destaca que a beira do Rio é um dos cartões postais da cidade, sendo muito utilizada para atividades de relaxamento e de busca do lazer. Cita também as caminhadas diárias realizadas pelos munícipes. “Contudo, na beira do Rio, principalmente no trecho entre as Ruas Ramiro Barcelos e Assis Brasil a areia se acumula sobre a pista de rolamento”

O pedetista enfatiza que o local, neste momento, está um lixo, apresentando um aspecto deprimente. Segundo ele, “um deboche ao Poder Público municipal, no que tange ao Executivo, mas, sobretudo, ao Poder Legislativo. Trata-se de uma afronta”, acusa Braatz, lembrando que a Câmara realizou duas reuniões com os envolvidos, em busca de solução.

Outro aspecto citado pelo Vereador é a questão da segurança, uma vez que principalmente as motos correm sério risco de derrapagem, pondo em risco a integridade física de seus ocupantes. Depois de discutido na CGP, os Vereadores o encaminharam para votação em plenário. Caso aprovado, seguirá para o Ministério Público.

A outra matéria em pauta trata de alteração no pagamento de débitos ou obrigações do Município decorrentes de decisões judiciais consideradas de pequeno valor. Pela proposta do Executivo, os débitos de pequeno valor que a Prefeitura quando condenada é obrigada a pagar são reduzidos de trinta para dez salários mínimos nacionais. Convidada para subsidiar a discussão, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), através de seus representantes foi contrária ao projeto, alegando que, na verdade, haverá prejuízos ao cidadão. Seguindo a mesma linha, os componentes da CGP o rejeitaram por unanimidade.

(ACOM Câmara de Montenegro)

falasefatos.com.br

SMHAD prepara serviços de prevenção de problemas sociais

A Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD) está preparando uma ampla participação no dia da Ação Global, evento promovido pelo Sesi e Rede Globo que será realizado no dia 22 em Montenegro. Os Conselhos Municipais de Assistência Social, da Criança e Adolescente, do Idoso e da Habitação, que estão sob o comando da SMHAD estarão representados no dia.


Por parte da Diretoria de Habitação haverá projetos e programas sociais, além de serviço de regularização fundiária e de cadastro de famílias que necessitam habitação. A Diretoria de Assistência Social e Cidadania está preparando serviços com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CRES). “O CRAS trabalha para que as famílias não entrem em problema social, já o CRES trabalha quando o problema já está instalado”, explica a secretária de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Leda Esmério.

Já na parte de cidadania o principal objetivo é regularizar documentos e levantar a auto-estima das pessoas. “Fazemos com que as pessoas se sintam cidadãs”, destaca Leda.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

Prefeitura e Conselho Tutelar debatem sobre abuso e exploração sexual infanto-juvenil

Em 18 de maio de 1973 um crime chocou o país. Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, fora sequestrada em Vitória, Espírito Santo, e encontrada morta seis dias depois. Seu corpo possuía sinais de violência sexual. A Lei 7.990 de 2000 decretou que este dia seria o Dia Nacional da Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi em prol desta data que o Conselho Tutelar esteve em reunião com o vice-prefeito, Marcos Griebeler, na manhã de hoje (18). Uma caminhada com a participação das escolas estaduais e demais órgãos marcaria a data no município, mas ela foi transferida, devido à chuva, para uma data ainda não definida.


“Toda sociedade é responsável. Grande parte da violência começa na família”, afirmou Griebeler. Durante a reunião as conselheiras Maristela Josiane Paz, Vera Maria Quadros, Clair Camargo e Leila Ternes falaram sobre seu trabalho no Conselho Tutelar de Montenegro e discutiram os problemas na cidade. “O município está com um demanda muito grande”, lamentou Leila. As conselheiras também realizam palestras em escolas e recebem suporte da Administração Municipal. “Cada vez mais buscamos trabalhar com uma rede de atendimento para dar suporte às famílias”, revela Clair.

O Abrigo Menino Jesus de Praga, entidade dirigida pelo Lar do Menor, está atualmente lotada e não tem mais meios de abrigar crianças, tanto que 7 crianças estão abrigadas em entidades fora do município. No entanto as conselheiras não se desanimam. “Precisamos mobilizar a sociedade para que este tipo de abuso tenha fim. Se souber de um caso denuncie”, garantiu Josiane. A secretária Geral do município, Ereni Maciel Szulczewski, foi conselheira por quatro anos e lembra que casos de emissão eram comuns.

A conselheira Vera avisou que o abuso não era o único problema. “É preciso cuidar também com a exploração sexual. Os pais têm que ter cuidado com seus filhos, o perigo vem de onde menos se espera”, destacou. O vice-prefeito também lembrou do trabalho que o programa Primeira Infância Melhor vem realizando nas comunidades carentes. “É um programa que ajuda bastante auxiliando as famílias”, afirmou.

Denuncias podem ser feitas pelos telefones 9707-9723, 100 ou 190. Além dos telefones do Ministério Público, 3632-1677, e na Polícia Civil pelo telefone 3632-1111.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Prefeitura não pode destinar verba para novo centro comunitário do Germano Henke

O sonho de centenas de moradores do bairro Germano Henke, de contar com uma nova sede social para diversas atividades, pode estar chegando ao fim. O objetivo seria o de construir uma nova sede no mesmo local da existente, que está em situação crítica, correndo o risco de desabar.


Como há vários anos existem rumores da existência de emenda parlamentar de 100 mil reais para a construção desta obra, sendo que até o momento nada aconteceu, o Vereador Roberto Braatz (PDT) juntou informações para realmente saber, da Prefeitura, a verdade dos fatos.

Na manhã de segunda-feira (17) Roberto Braatz (PDT), Marcos Gehlen (PT) e Marcelo Cardona (PP) discutiram novamente o assunto com a Chefe de Gabinete da Prefeitura Leone Kayser Bozzetto e com duas técnicas. As representantes do Executivo confirmaram que a emenda parlamentar foi perdida e que nenhum recurso, tanto municipal, estadual ou federal será aplicado para edificar a obra.

A Chefe de Gabinete explicou que não há possibilidade de se aplicarem recursos públicos na reforma ou construção da nova sede, pois o terreno é considerado área verde. Quando questionada pelo Vereador Braatz se os moradores poderiam construir na área, Leone foi taxativa: “até poderão, mas não com recursos públicos”.

A Prefeitura chegou a realizar o projeto arquitetônico da construção. Braatz reforçou novamente a importância de a comunidade contar com um espaço para suas atividades. Ele observa que existe uma tradição de se realizarem os eventos da associação naquele prédio.

Indignado com o descaso da Prefeitura com aquela comunidade, propôs a Chefe de Gabinete que realize reunião no bairro para oficializar esta informação, da impossibilidade de que sejam aplicados recursos. “Havia sido comunicado aos moradores que a destinação da verba seria viável. Agora alegam não ser mais possível”, lamenta o Vereador, lembrando que a Prefeitura teria plenas condições de verificar, no início do processo, a questão da área verde.

Leone alegou que precisa esperar o retorno do Prefeito Percival de Oliveira (PMDB) de Brasília, para poder agendar a reunião proposta pelo Vereador.

(ACOM Câmara de Montenegro)

falasefatos.com.br

Montenegro terá transporte coletivo gratuito no dia da Ação Global

Visando melhorar as formas de deslocamento da população no dia 22 de maio, quando ocorre o evento Ação Global, promovido pelo SESI e Rede Globo, o prefeito Percival de Oliveira decretou que a data será “dia de passe livre”. Todos os usuários de transporte coletivo urbano poderão circular gratuitamente, passando pela roleta sem pagamento de qualquer espécie, no horário das 8h às 19h.


Também foi decretado pelo prefeito Percival a alteração de horário de expediente administrativo na Prefeitura Municipal, no período de 14 de maio a 02 de junho. Neste período a Prefeitura Municipal estará aberta, na parte da tarde, até as 17 horas, o horário da manhã não sofre mudanças. A mudança ficou estabelecida para compensar a jornada correspondente ao dia 04 de junho, quando não haverá expediente na Prefeitura Municipal.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)



falasefatos.com.br

Obras da Macrodrenagem entram em fase de finalização

Apesar de ser uma obra complicada, os trabalhos do conduto estão quase no fim. O canal construído está pronto e funcionando, faltando apenas o asfaltamento das vias que foram prejudicadas pela obra para a conclusão de todos os trabalhos no conduto. Em entrevista coletiva realizada na manhã de hoje (17), o secretário de Obras Públicas, Ricardo Senger, acompanhado do engenheiro responsável pelas obras do conduto, Márcio Santos, deram explicações sobre a obra.


“Demos um prazo para o empreiteiro iniciar o asfaltamento, se ele não iniciar a pavimentação neste período ele pode se prejudicar”, explica Senger. O asfaltamento será realizado na rua José Luiz entre as ruas Bento Gonçalves e Capitão Porfírio e na rua Capitão Porfírio da rua José Luiz até a rua Santos Dumont. Cerca de um quilômetro de via será asfaltado. “Vamos pavimentar toda a extensão da rua para melhor servir o cidadão”, ressalta Santos. Cerca de R$ 200.000,00 estão destinados para esta etapa da obra, que deve ser realizada por uma empresa sub-contratada pela empreiteira responsável pela obra.

O secretário também falou sobre a demora nas obras. “A macrodrenagem é um sacrifício para que depois não haja problemas”, reforçou Senger. Se houver boas condições climáticas, as obras devem estar finalizadas em junho. Segundo o engenheiro Márcio, a pavimentação das ruas não deve demorar, mas ele ressalta a importância de não chover. “Se chover não dá pra trabalhar e ainda temos que esperar um ou dois dias para terra ficar propícia para continuar os trabalhos”, explica.

Outro ponto debatido foi o custo da obra. Segundo Senger, o custo total da obra será de R$ 2.400.000,00. O custo previsto era de 4 milhões de reais. “Fizemos a obra com custo reduzido, com o dinheiro que restou vamos realizar obras complementares”, afirma o secretário. Entre as obras complementares esta sendo estudada a possibilidade da realização de uma microdrenagem na rua Buarque de Macedo da Praça dos Ferroviários até a rua Osvaldo Aranha.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

Percival participará de maior encontro municipalista da América Latina

O prefeito Percival de Oliveira embarcou para Brasília, onde participará da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Município, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A abertura do evento está marcada para a manhã desta terça (18). A mobilização ocorre até o dia 20. Com programação intensa, milhares de gestores municipais trazem as reivindicações municipalistas ao Congresso e ao governo federal. O financiamento da Saúde pública, o Pacto Federativo e a tramitação de projetos com impacto nos Municípios são alguns temas de destaque do maior encontro municipalista da América Latina.


Em busca de melhorias para suas regiões, os gestores municipais poderão participar de oficinas temáticas – debates e orientações – que abordarão os diversos temas que envolvem a prefeitura. Além disso, a presença dos pré-candidatos à presidência da República – Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) – e do debate sobre o Pacto Federativo também estão em evidência nesta edição da Marcha.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

Inaugurada quatro novas salas de aula na EMEI Adenillo Edgar Rübenich

A tarde do último sábado (15), foi de muita festa para a comunidade do Bairro Olaria. A Administração Municipal inaugurou quatro novas salas de aula na EMEI Adenillo Edgar Rübenich, o Tio Riba. Total as salas estão equipadas com banheiro e móveis adequadas para as crianças. No total, foram investidos cerca de R$ 220.000,00. Com isso, a instituição passará a atender 211 crianças. Antes da ampliação, ela atendia cerca de 120 alunos. “Construímos mais salas de aula do que nos últimos 20 anos”, afirmou o secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Kranz. O secretário espera construir mais salas de aula no local, além de uma nova sala para a parte administrativa da escola.


“Inaugurar a ampliação de uma escola de educação infantil é acreditar no potencial e na importância do ensino no desenvolvimento de nossas crianças”, destacou o prefeito Percival de Oliveira. O chefe do Executivo também lembrou que, em 2005, existiam mais de 1.200 crianças sem atendimento na educação infantil, devido a falta de vagas. “Com muito trabalho e determinação, hoje podemos dizer que estamos revertendo este quadro”, comemorou.

“Nossa Administração entende que educação de qualidade deve ser repassada às crianças desde o início de sua vida escolas, com professores qualificados e uma estrutura projetada para atender às necessidades dos alunos e dos profissionais que trabalham na área”, finalizou. Após os discursos das autoridades, ocorreram apresentações em homenagens pela passagem do dias das mães, seguido pelo desenlace da fita inaugural das novas salas de aula.

(ACOM Prefeitura de Montenegro)

falasefatos.com.br

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Apresentada programação da Expomonte

Uma cerimônia na Estação da Cultura, na noite desta sexta-feira, 14, marcou a apresentação da programação oficial da 3ª Expomonte. Também foram apresentados os trajes das soberanas da festa.


Com a expectativa de atrair 80 mil pessoas ao Parque Centenário, no período de 23 de junho a 04 de Julho de 2010, foi elaborada uma programação que mescla apresentações de artistas locais com grandes nomes nacionais. Destaques para os shows dos grupos Papas da Língua e Os Paralamas do Sucesso. Também poderá ser anunciada uma grande atração da linha sertaneja. “Estamos mantendo alguns contatos, buscando parcerias para viabilizar este show”, relatou Marcelo Silva, executivo da festa.

A apresentação contou com a presença do prefeito de Montenegro, Percival de Oliveira, acompanhado do vice, Marcos Griebeler, além de secretários de governo e vereadores. O cônsul de Portugal para o Rio Grande do Sul, Adelino Vera-Cruz Pinto (foto com o prefeito), também compareceu à cerimônia, acompanhado do ministro de Relações Exteriores da Maçonaria gaúcha, Tirone Lemos Michelin.

A partir da próxima semana, as belas Viviane Schneider, Rainha, Cristiane Ferreira da Costa, 1ª Princesa e Cibele Böhm de Campos, 2ª Princesa, estarão visitando as prefeituras da região levando o convite oficial para a festa.

Confira a programação completa:

23/06 – quarta-feira:
19h – Abertura
Grupo de Dança Balance
Julian e Juliano
Os Nativos

24/06 – Quinta-feira:
10h – Abertura dos portões;
Arraial da Rádio América - 60 anos
14h – Musical Alegria;
- Timbre Gaúcho;
- Toque de Mágica;
- Brilha Som;
- Musical JM;
 Garotos de Ouro;
24h – Encerramento

25/06 - sexta-feira:
14h – Abertura dos portões
19h – Rainha Musical;
- Os Atuais
- Cairon e Gustavo;
- Pagode Puracaso
- Banda Collateral

26/06 – Sábado:
12h – Abertura dos portões
14h – Baile da 3ª Idade
- Banda Choppão;
- Os 3 Xirus;
- Cheiro da Flor
- Alta Voltagem;
- Papas da Língua;
24h – Encerramento.

27/06 – Domingo:
Aniversário de 9 anos da Rádio Viva 90,7 FM
1h – Abertura do Parque / Mateada 15ª Região Tradicionalista
14h – Passarela
- Danúbio Azul
- Alma Crioula
- Portal do Sul
- Buchincho
- Pop Star
- Os 4 Gaudérios

28/06 - segunda-feira:
14h – Abertura do Parque
19h – 20° Programa de Auditório com André Zanatta
2° Festival de Bandas Montenegro contra o Crack
24h – Encerramento

29/06 - terça-feira:
14h – Abertura do Parque
19h – Encontro Gospel
24h – Encerramento

30/06 - quarta-feira:
14h – Abertura dos portões
Escolas municipais, estaduais e particulares – Pré a 4ª Série
- Trupe Xipó
- Mágico
- Contação de Histórias
- Casa de Saúde SESC
19h – 15ª Região Tradicionalista
- Músicos locais e região
- Invernadas artísticas
- Grupos de danças
24h – encerramento

01/07 - quinta-feira:
14h - Abertura do Parque
Escolas municipais, estaduais e particulares – 5ªa 8ª Séries
- Trupe Xipó
- Mágico
- Palestra Montenegro contra o Crack
- Casa de Saúde SESC

19h – Vandré da Rosa
- Banda Amazônia
- Banda Modelo
- Banda Locomotiva
24h – encerramento

02/07 - sexta-feira:
14h - Abertura do Parque
14h – Encontro da 3ª idade – Maturidade Ativa SESC
Gincana Expomonte
15h – K’Necus
- Banda Art Livre
- Enzo e Rodrigo
- Musical Champion
- Grupo Só Gurias
24h – encerramento

03/07 – sábado:
12h - Abertura do Parque
(Apresentações itinerantes do “Os Marcucos”)
14h – Mancha Branca e Grupo Tarca
- Banda Hopus
- Banda Ébanos
- Banda Doce Encanto
- Banda Insite
- Os Paralamas do Sucesso

04/07 – domingo
10h - Abertura do Parque
13h – Banda Agito
- Banda Eccos
- Banda Alma Nova
- Banda Portal da Serra
- Osvaldir e Carlos Magrão

Mais informações no site exclusivo da festa:
http://www.expomontenegro.com.br/

falasefatos.com.br